InicioEconomiaTaxa de desemprego nos Estados Unidos cai para 8,3%

Taxa de desemprego nos Estados Unidos cai para 8,3%

O reaquecimento do mercado de trabalho americano continua neste início de ano. O Ministério do Trabalho dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira que o desemprego recuou de 8,5% em dezembro para 8,3% em janeiro, a menor taxa desde fevereiro de 2009.

A Casa Branca comemorou os números, estimando que trata-se de uma “nova prova” da melhoria da economia do país. Autoridades em Washington alertaram, no entanto, que um crescimento mais rápido ainda é necessário para compensar as perdas provocadas pela recessão.

Enquanto o setor privado garantiu a totalidade dos postos de trabalho criados em janeiro (257 mil) – o mais alto nível desde abril -, o setor públicou suprimiu 14 mil. A média ficou em 243 mil novos empregos, maior do que os 203 mil criados em dezembro e os 157 mil em novembro. No setor privado, as únicas atividades que registraram demissões em massa foram nas áreas de informática e finanças.

A melhora no desemprego americano foi sentida no mercado financeiro, com alta nos índices Dow Jones e Nasdaq.

Críticas de Mitt Romney

O candidato favorito entre os republicanos às eleições presidenciais americanas deste ano, Mitt Romney, disse nesta sexta-feira que a diminuição do desemprego no país é uma boa notícia, mas acusou o presidente Barack Obama de adotar uma política que impede uma “verdadeira retomada da economia”.

“Nós podemos fazer melhor do que isso. Cerca de 24 milhões de americanos continuam desempregados ou estão em sub-empregos ou pararam de procurar trabalho. O desemprego de longa duração continua com níveis recordes”, disse Romney.

O candidato republicano reconheceu que Obama herdou uma grave crise financeira na sua chegada à Casa Branca, em janeiro de 2009, mas criticou a política do presidente, chamando-a de “freio à retomada econômica”.

Fonte: RFI

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.