InicioOutrasPublicadas as fotografias mais detalhadas de tribo remota do Peru

Publicadas as fotografias mais detalhadas de tribo remota do Peru

A organização International Survival publicou as fotografias mais detalhadas de sempre de uma tribo remota que vive no Parque Nacional Manú, no Peru, área classificada como Reserva Mundial da Unesco desde 1987.


As fotografias de uma família da tribo de índios Mashco-Piro foram tiradas no fim de 2011, no Parque Nacional Manú, nas províncias de Manú e Paucartambo, região que inclui parte das encostas dos Andes e da Amazónia peruana. A área está localizada na bacia hidrográfica do rio Amazonas e protege o rio Manú e a maioria dos afluentes do rio Alto Madre de Dios, segundo a Unesco.

A tribo tem reagido com violência para com o exterior, dando claros sinais que não quer ser contactada. Recentemente, um ataque com flechas matou Nicolas “Shaco” Flores, um membro de uma outra tribo que há duas décadas tentava estabelecer contacto com os Mashco-Piro.

Mas nos últimos meses, o avistamento de pessoas pertencentes aos Mashco-Piro tem aumentado. A ONG explica o facto com a desflorestação continuada da região. “Tem havido um aumento dos conflitos e violência contra forasteiros que estejam na sua terra ancestral”, disse à BBC News Rebecca Spooner, que pertence à campanha no Peru da International Survival. A organização dedica-se à protecção das tribos ameaçadas.

O Governo do Peru reagiu à publicação das fotografias com um aviso. “Recomendamos que nunca se tente entrar em contacto com estas comunidades que, por uma ou outra razão, se esforçam por estar à margem” do mundo exterior, disse Mariela Huacchillo à AFP, que pertence ao serviço nacional das zonas naturais protegidas.

O perigo, segundo o Governo, não é apenas uma possível reacção dos índios, mas o facto de os indígenas poderem contrair doenças de quem os visitar, capazes de os matar, como já aconteceu anteriormente.

As fotografias que são publicadas agora foram tiradas pelo arqueólogo espanhol Diego Cortijo, a 120 metros de distância, utilizando uma tele-objectiva. A publicação das fotografias pela International Survival segue com um apelo ao Governo do Peru para a protecção do habitat onde a tribo vive, de modo a travar os conflitos que têm surgido. “Pedimos ao Governo peruano para fazer mais pela protecção daquela terra, que deve ficar para os grupos que não se deixam contactar”, defendeu Spooner.

Fonte: Publico

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.