- Publicidade-
InicioAngolaRegiõesINADEC adverte consumidores a redobrarem atenção antes da aquisição de serviços

INADEC adverte consumidores a redobrarem atenção antes da aquisição de serviços

O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC) apelou hoje, em Luanda, os pais, encarregados de educação e todos alunos a redobrarem atenção antes da aquisição de quaisquer serviços.

Numa nota enviada hoje à Angop, a instituição aconselha que quanto aos livros fora do circuito oficial é necessário que se verifique se os conteúdos são iguais, pois pode haver alteração de uma ou outra página, sendo necessário que os encarregados de educação e alunos fiquem atentos e denunciem estas práticas.

Ainda de acordo com o documento, o INADEC recomenda os pais a optarem por material sem perfume e não envernizado, por terem compostos orgânicos voláteis.

“É importante verificar antes de comprar o material, se as embalagens contêm informação precisas e claras em português, além da data de validade. O que é especialmente importante em pincéis, canetas, que podem trazer riscos à saúde”, lê-se no documento.

Na mesma óptica, o INADEC aconselha os encarregados de educação a terem em atenção o peso das mochilas das crianças, bem como o acondicionamento do lanche nas mochilas, por forma a não misturar alimentos com livros.

Quanto ao transporte escolar, orienta os pais a solicitarem informações e referência junto da instituição escolar para o efeito, nomeadamente, procurar saber se o condutor e o veículo estão autorizados para o efeito, bem como acerca das condições de higiene, conforto e segurança do transporte.

Por último, o INADEC aconselha para a tomada de decisão consciente dos produtos a serem adquiridos e a escolha dos serviços a serem prestados, a pesquisar, verificar e comparar os preços e ao adquirir o serviço as devidas condições de que paga.

O INADEC está representado nas 18 províncias do país e foi criado para proteger, defender e ajudar o consumidor, fazendo cumprir as normas estabelecidas pela Lei de Defesa do Consumidor vigente no país.

Fonte: Angop

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.