InicioMundoEgipto: Presidenciais antecipadas

Egipto: Presidenciais antecipadas

O Conselho Consultivo encarregue de apoiar a junta militar do Egipto em assuntos políticos propôs antecipar para 16 de Maio a primeira eleição presidencial pós-Mubarak prevista para o final de Junho deste ano, indicou o seu porta-voz.

Nenhuma data foi determinada para a eleição presidencial, mas o Conselho Supremo das Forças Armadas (CSFA), que assumiu o país após a queda do governo de Hosni Mubarak, em Fevereiro de 2011, anunciou-a para Junho.

O Conselho Consultivo, criado pelo CSFA e composto por 30 intelectuais e personalidades políticas, apresentou ao poder militar as propostas específicas para a eleição presidencial, a fim de tomar as decisões necessárias, disse à agência AFP o porta-voz Mohammed al-Kholi. O Conselho Consultivo propôs a realização da eleição para 16 de Maio, com uma eventual segunda volta a 23 do mesmo mês (se nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta), com a transferência de poder para um presidente eleito em princípio de Junho ao contrário de Julho.

O porta-voz acrescentou que o Conselho Consultivo, criado em Setembro do ano passado, deve também retomar as suas reuniões dentro de uma semana para discutir a criação de uma comissão de 100 membros que será responsável pela elaboração da futura Constituição.

Os principais candidatos à Presidência do Egipto são o ex-chefe da Liga Árabe, Amr Moussa, um antigo responsável da Irmandade Muçulmana, Abdelmoneim Aboul Fotouh, o último primeiro-ministro de Hosni Mubarak, Ahmad Chafic, o dirigente salafista Hazem Salah Abou Ismail, o líder do partido nasseriano, Hamdine Sabbahi, e o islamita independente Salim al-Awa. Amr Moussa e Salim al-Awa fazem parte do Conselho Consultivo.

Fonte: JA

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.