Quarta-feira, Fevereiro 8, 2023
7.2 C
Lisboa

Sismo de magnitude 7 abala o Japão no primeiro dia do ano

O sismo ocorreu às 14h28 (05h28, hora portuguesa), com epicentro perto de Torishima, uma ilha 560 quilómetros a Sul de Tóquio. De acordo com a Agência de Meteorologia japonesa, o abalo ocorreu a 370 quilómetros de profundidade; já o Instituto Geológico norte-americano (USGS, sigla em inglês), avança que foi aos 348 quilómetros.

O tremor de terra fez vacilar os edifícios de Tóquio – a maioria construídos segundo as normas anti-sísmicas mais exigentes – mas não foi o suficiente para interromper a final do torneio de futebol da Taça do Imperador, no estádio nacional da capital. Segundo as primeiras informações, o abalo não causou vítimas e os comboios e aviões a partir ou a chegar à capital não foram afectados.

Na Disneyland de Tóquio, algumas atracções foram encerradas automaticamente mas depressa foram reabertas, informou um porta-voz do parque.

Na sua mensagem de Ano Novo, o imperador Akihito declarou: “o nosso país atravessa tempos difíceis por causa do sismo e de outros factores. Mas espero que os corações das pessoas estejam sempre com aqueles que sofrem e que todos continuem a trabalhar juntos para construir um amanhã melhor”.

A 11 de Março, um tremor de terra de magnitude 9 causou um tsunami no Nordeste do Japão que devastou parte do país. Entre os maiores danos esteve a destruição do sistema de arrefecimento da central nuclear de Fukushima que acabou por causar o acidente nuclear mais grave desde Tchernobil (Ucrânia), em 1986. Cerca de 20.000 pessoas morreram ou foram dadas como desaparecidas.

 

Fonte: O Publico

Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministro colombiano propõe descriminalizar incesto entre adultos

O ministro da Justiça da Colômbia, Néstor Osuna, apresentou ao Congresso um projeto de lei com uma proposta polêmica:...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema