Radio Calema
InicioEconomia Governo espanhol anuncia medidas de austeridade

Governo espanhol anuncia medidas de austeridade

O novo governo de centro-direita da Espanha realiza hoje um Conselho de Ministros no qual anuncia as medidas de economias de austeridade. O premiê espanhol, Mariano Rajoy, prometeu dar uma reviravolta na economia espanhola com o objetivo de cortar o déficit público e de implementer reformas no mercado de trabalho.

O Conselho de Ministros deve dá sinal verde para a aprovação do decreto de Mariano Rajoy em caráter urgente. O programa de austeridade espanhol é duro e impopular, mas o governo não pretende recuar apesar de estar preocupado com a opinião pública. O anúncio das medidas será o primeiro teste d popularidade do governo.

As medidas incluem o congelamento dos salários do funcionalismo público como parte de um corte de 16,5 bilhões de euros das despesas do governo do Orçamento de 2012, mas o aperto pode ser ainda maior. A Espanha pretendia encerrar 2011 com o deficit equivamente a 6% do PIB (Produto Interno Bruto). No entanto, se o patamar ficar em 7% como o previsto por analistas, o governo avisou que terá que fazer um “corte suplementar de 10 bilhões de euros”.

Em busca de redução drástica dos gastos, o governo também promete diminuir em 30% as despesas com carros oficiais, viagens de políticos, contas de telefone etc. Segundo o jornal econômico espanhol Expansion, a economia seria de 1,9 bilhão de euros. Os orçamentos dos Ministérios da Defesa também vai cair assim como os recursos para obras públicas.

O peso da crise e das medidas extremamente recessivas já são sentidos na economia espanhola. A atividade econômica teve uma contração no último trimestre de 2011. De acordo com o boletim mensal do Banco da Espanha, divulgado ontem, o resultado foi provocado por “um ambiente de fortes tensões nos mercados financeiros e de deterioração das perspectivas de crescimento na Eurozona e no resto do mundo”.

 

Fonte: RFI

Foto: REUTERS/Susana Vera

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.