Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
5.7 C
Lisboa

São Silvestre hoje nas ruas

A 56ª edição da corrida São Silvestre de Luanda acontece hoje, com partida às 17h00, no largo da Mutamba, cumprindo um percurso de dez quilómetros, onde se destaca o aguardado despique entre o actual vencedor da tradicional prova de fim de ano, o etíope Hailé Gebrselassie, e o eritreu Zersenay Tadese, campeão em 2004.
A julgar pelo nível técnico dos fundistas, a corrida pode ser bastante táctica e rápida, de tal modo que se perspectiva o registo de um novo recorde da São Silvestre.
Os angolanos Francisco Caluvi e Felismina Cavela prometem ficar entre os dez primeiros classificados da corrida, mas reconhecem que vai ser difícil devido ao nível dos contendores.
Além de Haile Gebrselassi e Zersenay Tadese (recordista de meia maratona), esta edição conta também com a concorrência dos quenianos Joe Fath Menjo, campeão mundial dos dez quilómetros, e Silas Sang (vencedor da meia-maratona de Lisboa-2011).
No sector feminino, Felismina Cavela conta com a concorrência das etíopes Emebet Arttemeh (segunda classificada do Campeonato do mundo de juniores), Abebech Afework (campeã do mundo de 15 quilómetros), Genet Yalew Kassahum (segundo lugar no campeonato do mundo) e Miwot Ayalew.
Com estes condimentos, aguarda-se um excelente desafio entre os corredores etíopes e quenianos, onde os atletas dos restantes países também querem dar o ar da sua graça pelos lugares cimeiros.
Para esta edição da São Silvestre, a organização da prova prevê a participações de 1.200 atletas nacionais e estrangeiros, entre federados e populares, em ambos os sexos. A prova começa no Largo da Mutamba, na avenida Amílcar Cabral, percorrendo a Revolução de Outubro, Ho-Chi-Minh, Alameda Manuel Van-Dúnem, Comandante Valódia, descendo a rua da Missão, Cirilo da Conceição, 4 de Fevereiro e termina no estádio dos Coqueiros.

O primeiro classificado da prova masculina vai receber 15 mil dólares e da classe feminina a vencedora fica com dez mil.
Hailé Gebrselassie venceu a 55ª edição da São Silvestre e estabeleceu, com uma passada rápida, um novo recorde, ao cumprir o percurso de dez quilómetros em 28m04s, e no sector feminino, a prova foi ganha pela etíope Dire Tune, com o tempo de 32m16s.



 

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Jornal de Angola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Galaxy S com câmera de 200 megapixels é teste de poder de marca da Samsung

A Samsung Electronics apresentou nesta quarta-feira seus mais recentes smartphones premium dando foco em câmeras poderosas, em um teste...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema