A 56ª edição da corrida São Silvestre de Luanda acontece hoje, com partida às 17h00, no largo da Mutamba, cumprindo um percurso de dez quilómetros, onde se destaca o aguardado despique entre o actual vencedor da tradicional prova de fim de ano, o etíope Hailé Gebrselassie, e o eritreu Zersenay Tadese, campeão em 2004.
A julgar pelo nível técnico dos fundistas, a corrida pode ser bastante táctica e rápida, de tal modo que se perspectiva o registo de um novo recorde da São Silvestre.
Os angolanos Francisco Caluvi e Felismina Cavela prometem ficar entre os dez primeiros classificados da corrida, mas reconhecem que vai ser difícil devido ao nível dos contendores.
Além de Haile Gebrselassi e Zersenay Tadese (recordista de meia maratona), esta edição conta também com a concorrência dos quenianos Joe Fath Menjo, campeão mundial dos dez quilómetros, e Silas Sang (vencedor da meia-maratona de Lisboa-2011).
No sector feminino, Felismina Cavela conta com a concorrência das etíopes Emebet Arttemeh (segunda classificada do Campeonato do mundo de juniores), Abebech Afework (campeã do mundo de 15 quilómetros), Genet Yalew Kassahum (segundo lugar no campeonato do mundo) e Miwot Ayalew.
Com estes condimentos, aguarda-se um excelente desafio entre os corredores etíopes e quenianos, onde os atletas dos restantes países também querem dar o ar da sua graça pelos lugares cimeiros.
Para esta edição da São Silvestre, a organização da prova prevê a participações de 1.200 atletas nacionais e estrangeiros, entre federados e populares, em ambos os sexos. A prova começa no Largo da Mutamba, na avenida Amílcar Cabral, percorrendo a Revolução de Outubro, Ho-Chi-Minh, Alameda Manuel Van-Dúnem, Comandante Valódia, descendo a rua da Missão, Cirilo da Conceição, 4 de Fevereiro e termina no estádio dos Coqueiros.
O primeiro classificado da prova masculina vai receber 15 mil dólares e da classe feminina a vencedora fica com dez mil.
Hailé Gebrselassie venceu a 55ª edição da São Silvestre e estabeleceu, com uma passada rápida, um novo recorde, ao cumprir o percurso de dez quilómetros em 28m04s, e no sector feminino, a prova foi ganha pela etíope Dire Tune, com o tempo de 32m16s.
Fonte: Jornal de Angola
Fotografia: Jornal de Angola