“A imprensa privada precisa de apoios para aquisição de equipamentos tecnológicos, para a formação de quadros, infra-estruturas e de uma maior aproximação para que juntos possamos fazer da comunicação social um instrumento importante a nível nacional de ponto de vista da educação, da informação e da perspectiva de uma Angola que todos juntos devemos ajudar a construir” disse ontem a ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, durante uma visita à Rádio LAC.
A ministra disse que as visitas aos órgãos de comunicação privados fazem parte da estratégia do Ministério da Comunicação Social e em 2012 vão ser intensificadas, “para estreitar relações e ajudar a encontrar meios e formas para que o sector possa afirmar-se e participar na democratização em curso no país”.
A ministra Carolina Cerqueira afirmou que o papel da imprensa privada é importante porque garante “a diversidade e pluralidade”. Por isso se exige do sector responsabilidade, rigor e profissionalismo.
“O Ministério da Comunicação Social considera a imprensa como um todo e apoia os trabalhos feitos por todos os órgãos sem restrições”, disse a ministra Carolina Cerqueira, que apelou à defesa dos princípios fundamentais que devem ser respeitados e devem ser seguidos no trabalho quotidiano pelos jornalistas. Durante a visita à Luanda Antena Comercial (LAC), a ministra Carolina Cerqueira ofereceu uma viatura, computadores, rádio gravadores e um televisor para que os profissionais daquela emissora possam melhorar as condições de trabalho.
A Luanda Antena Comercial tem-se afirmado como uma empresa radiofónica de grande sustentabilidade e elevadas audiências, justificadas pela sua credibilidade.
“É um projecto que pode ser considerado como exemplo a seguir no sector da imprensa privada, porque a sua linha editorial está comprometida com a paz e com os valores que norteiam a nação”, disse a ministra Carolina Cerqueira.
Luísa Fançony, directora da LAC, ficou feliz com a visita da ministra. Em declarações ao Jornal de Angola, revelou as perspectivas para o futuro e prometeu inovações na grelha de programas.
Carolina Cerqueira recordou o discurso de fim de ano do Presidente José Eduardo dos Santos quando apelou à participação de todos na construção de uma Angola nova. A força da comunicação social passa pela diversidade de órgãos de informação, pela qualidade e pela concorrência, afirmou a ministra Carolina Cerqueira.
A LAC tem os seus estúdios centrais em Luanda, no bairro Maculusso, desde o princípio da década de 1990 e emite em frequência modelada (FM) e tem correspondentes nas principais cidades do país.