Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
10.6 C
Lisboa

Estreito de Ormuz: analistas acreditam que Irã está blefando

A tensão entre os Estados Unidos e o Irã continua aumentando. Em resposta às possíveis novas sanções americanas contra o país, que prometem proibir a entrada de petróleo iraniano nos EUA, o governo iraniano afirmou que poderá fechar o Estreito de Ormuz, bloqueando a passagem de um quinto da produção petrolífera do mundo. O governo americano reagiu dizendo que não permitiria que isso ocorresse, podendo inclusive usar força militar para manter o estreito aberto.

Carolina Bonadeo, de Nova York

Nesta quinta-feira, os iranianos responderam que nenhum país decidirá o que se pode ou não fazer na sua região, continuando as hostilidades verbais entre as duas nações.

A simples tentativa do Irã de fechar o Estreito de Ormuz, mesmo que n ão fosse bem sucedida, seria encarada pelo resto do mundo como uma declaração de guerra.

O Estreito de Ormuz é uma passagem vital para o setor energético do mundo. Um terço de todo o petróleo transportado por via marítima passa pelas suas águas. Além disso, o Estreito divide dois países, o Irã e Omã, e é considerado território internacional. Por causa disso, o bloqueio dele por qualquer país é considerado um ato de guerra, conforme explica Jonathan Rue, analista-chefe do instituto Study of War.

Este ato hostil possivelmente desagradaria até mesmo os maiores aliados do Irã, a Rússia e a China, e poderia fazer com que Israel e os Estados Unidos decidissem bombardear o país.

Mas o principal motivo pelo qual os analistas acreditam que o Irã esteja simplesmente blefando é o fato de ser fisicamente muito difícil fechar o Estreito, que tem cerca de 50 metros na sua parte menos larga. A frota naval do Irã levaria dias para conseguir espalhar minas marítimas em toda a região. Até lá, um ataque militar poderia colocar fim ao bloqueio.

Mesmo assim, com todas essas improbabilidades, a crescente tensão e instabilidade na região estão provocando um forte aumento nos preços do petróleo. Na quinta-feira se viu o terceiro grande aumento dos preços somente este ano.

 

 

Fonte: RFI

Foto: REUTERS

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beyoncé está perto de se tornar artista com maior número de Grammys

Beyoncé conquistou dois Grammys na tarde deste domingo, na pré-gala da premiação mais prestigiada da indústria da música, onde...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema