Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
7.8 C
Lisboa

Luís Sambo reitera papel das igrejas na prestação de cuidados de saúde

O director Regional da OMS para África, Luís Gomes Sambo, chamou há dias a atenção para a importância do papel das igrejas na prestação de cuidados de saúde, particularmente a favor das populações mais desfavorecidas em África. Luís Sambo teceu tais considerações, recentemente, aquando de uma missão oficial à cidade do Vaticano, Itália, a convite das respectivas autoridades, onde participou na reunião dos bispos responsáveis pela pastoral da Saúde. O evento foi organizado pelo Conselho Pontifical dos Profissionais de Saúde e seguiu-se de um encontro com sua santidade o Papa Bento XVI.

Falando na reunião dos bispos da pastoral da saúde, o director regional da OMS alertou que “os sistemas de saúde estão fortemente influenciados pelo arbítrio humano e, portanto, a sua dinâmica varia em função de factores filosóficos, culturais e religiosos”, acrescentando que os valores e princípios dos cuidados primários de saúde tais como a equidade, solidariedade e a participação devem ser promovidos.

Luís Sambo apontou áreas prioritárias que deveriam ser consideradas nas parcerias entre o Estado e a Igreja, com ênfase no reforço dos sistemas de saúde, incluindo a capacitação de recursos humanos, abastecimento em medicamentos essenciais e vacinas e o financiamento da saúde. Reiterou que a complementariedade entre o Estado e a Igreja é de importância crucial, especialmente nas áreas mais remotas onde se faz sentir a necessidade de aumentar o acesso das populações às intervenções de saúde pública essenciais tais como a vacinação, os esforços de erradicação da poliomielite, melhoria da saúde materna e infantil, o controlo do VIH/Sida, o controlo do paludismo, da tuberculose e a prevenção dos factores de risco associados às doenças não-transmissíveis.

 

Fonte: Angop

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rosa Parks, ícone do movimento negro nos EUA

Em 1955, ativista entrou para a história ao se negar a ceder seu lugar no ônibus para um homem...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema