Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
7.3 C
Lisboa

Gorbatchev pede a saída de Putin do poder

O último líder soviético e figura histórica no país, Mikhaïl Gorbatchev, engrossa o coro dos 120 mil manifestantes, segundo os organizados e 30 mil, de acordo com dados do governo, que tomaram as ruas de Moscou, no último sábado, pedindo a saída do primeiro-ministro russo, Vladimir Putin.

Com 80 anos, Gorbatchev lamenta que seu estado de saúde não tenha permitido, que participe da manifestação, a maior no país nos últimos 12 anos. O ex-dirigente renunciou há exatos 20 anos, tornando efetivo o fim da União Soviética.

Ele descreve o momento que vive a Rússia, como um «despertar político». Já o porta-voz de Putin, Dimitri Peskov, estima que o ex-líder soviético não deveria dar lições ao regime e garante que o primeiro-ministro tem o apoio da maioria.

Putin, que já apresentou sua candidatura para as eleições presidenciais de março de 2012, foi presidente por dois mandatos (2000-2008) e ocupa atualmente o cargo de primeiro-ministro.

Neste domingo, a principal figura do movimento de extrema-esquerda “Fronte de Esquerda”, Sergueï Oudaltsov, foi condenado a 10 dias de detenção pelo Tribunal de Moscou. Ele já havia cumprido 15 dias de prisão, após sua detenção no início do mês, durante uma manifestação proibida, contra o resultado das recentes eleições legislativas, que favoreceram o partido de Putin.

 

 

Fonte: RFI

Reuters/Sergei Karpukhin

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Galaxy S com câmera de 200 megapixels é teste de poder de marca da Samsung

A Samsung Electronics apresentou nesta quarta-feira seus mais recentes smartphones premium dando foco em câmeras poderosas, em um teste...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema