Radio Calema
InicioAngolaSociedadeBeterraba e Abóbora

Beterraba e Abóbora

A beterraba é uma raiz fonte de vitamina A, B e C, sódio, potássio, zinco, magnésio, fosfato e ferro. Na compra, a casca deve ser lisa, sem rachaduras e com folhas brilhantes. A beterraba pode ser consumida de diversas maneiras: desfeita no liquidificador com sumo de laranja, em sopas, refogadas com outros legumes, crua em salada ou em vinagre depois de cozida. As folhas e os talos da beterraba também devem ser aproveitados, pois além de possuírem vitamina A têm uma boa quantidade de fibras e minerais. Para se ter uma ideia, 100g de beterraba tem em média 0,3 mg de ferro e 100g da folha de beterraba tem aproximadamente 3,1mg de ferro na sua composição. As folhas da beterraba podem ser preparadas como a couve, refogadas ou acrescentadas a sopas.

Abóbora

Devido à presença do beta-caroteno, a abóbora também é fonte de vitamina A, com poder antioxidante, que, de acordo com alguns estudos realizados, ajuda a prevenir certos tipos de cancro. Além disso, também possui outras vitaminas e minerais e uma óptima quantidade de fibras presentes.
Convém não armazenar as abóboras a temperaturas inferiores a 10 graus C, pois isso acelera a sua deterioração.
Geralmente, as pessoas deitam fora as sementes, mas elas são óptimas fontes de proteínas. A semente torrada pode ser um aperitivo delicioso e é fácil de preparar: lave e deixe secar, depois asse em forma untada durante uma hora a 120 graus C.

Não deixe de comer pelo menos uma vez por dia uma porção de legumes. Faz muito bem à saúde.

Fonte: Jornal de Angola
Fotografia: Jornal de Angola

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.