Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
9.3 C
Lisboa

Descoberta no pré-sal anunciada pela Cobalt

A Cobalt International Energy anunciou terça-feira ter encontrado hidrocarbonetos no poço Cameia –1, no Bloco 21 do “offshore” angolano, com o que as suas acções no mercado de valores de Nova Iorque subiram em 34 por cento.
A Cobalt International Energy, uma companhia subsidiária do banco norte-americano Goldman Sachs, declarou em comunicado que “os resultados até agora confirmam a existência de hidrocarbonetos e são muito encorajadores”.
A empresa baseada em Houston foi uma das que obtiveram licitação para operar blocos do pré-sal angolano e assinou terça-feira, com a Sonangol, um contrato de partilha de produção. A companhia foi licenciada como operadora do Bloco 20, onde detém uma participação de 40 por cento.
A empresa, que também tem activos no Golfo do México, no Gabão e noutros países da África Ocidental, revelou no comunicado que prevê o desenvolvimento do primeiro poço do bloco 20 em 2013.
“Até agora, os indicadores são positivos e o próximo passo é executar um teste de produção para determinar como são ou se há bons fluxos”, indica um comunicado da RBC Capital Markets, corretora da Cobalt no mercado de capitais.
As acções da companhia petrolífera na Bolsa de Nova Iorque subiram terça-feira 34 por cento, passando de 13,55 dólares para 17.
O presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Manuel Vicente, quando assinou, naquele dia, o acordo de produção no pré-sal, disse haver resultados comprovados, na semana passada, de que na bacia do Kwanza, no bloco 21, existem reservas de hidrocarbonetos ainda não avaliadas e prometeu pronunciar-se com mais detalhe sobre o assunto assim que os dados estiverem totalmente disponíveis.

Manuel Vicente disse que o mais importante é acreditar no potencial de hidrocarbonetos da Bacia do Kwanza, afastando as dúvidas a esse respeito.
Os resultados financeiros, concluiu, são calculados na medida em que se for alcançando maior exploração. “O objectivo é aumentar as reservas de petróleo”, revelou.

Fonte: Jornal de Angola
Fotografia: M Machangongo

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rosa Parks, ícone do movimento negro nos EUA

Em 1955, ativista entrou para a história ao se negar a ceder seu lugar no ônibus para um homem...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema