Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
8.4 C
Lisboa

Muitos militares e civis mortos em atentados à bomba em Damasco

Um número ainda não confirmado de “muitos militares e civis” foram mortos num atentado duplo esta manhã contra edifícios de serviços de segurança no coração de Damasco, foi avançado pela televisão pública síria.


 As duas explosões foram provocadas por “bombistas suicidas a bordo de carros armadilhados” que visaram a sede de uma das agências de segurança e um outro edifício das forças da ordem sírias. “Os primeiros elementos do inquérito permitem apontar responsabilidade à Al-Qaeda”, de acordo com informação posta a correr nas imagens de televisão.

Uma testemunha, ouvida por telefone pela Reuters, confirmou a ocorrência das duas explosões, tendo um activista do Observatório sírio dos Direitos Humanos relatado por seu lado que se seguiram fortes rajadas de tiros após o rebentamento das bombas. Segundo residentes citados pela AFP, os dois atentados ocorreram no bairro de Kafar Soussé.

A violência deste ataque não tem precedentes na Síria desde a guerra civil que opôs as forças do Presidente Hafez al-Assad (pai do actual chefe de Estado) às da Irmandade Muçulmana síria na década de 1980.

Este duplo ataque surge um dia depois de ter entrado no país a primeira equipa de monitores da Liga Árabe, com a missão de verificar no terreno a concretização do acordo de pacificação a que se comprometeu o regime do Presidente Bashar al-Assad para pôr termo aos nove meses de violência no país, com um balanço de uns estimados mais de cinco mil mortos.

As autoridades sírias, que atribuem a revolta ao regime a “grupos de criminosos armados”, reconhecem a morte de duas mil pessoas e sustentam serem na maioria soldados e polícias.

 

Fonte: Publico

Foto: AFP/SYRIAN TV

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Angola atenta à “transição energética” para o desenvolvimento

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, assegurou, esta segunda-feira, em Cape Town (África do...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema