Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
8.4 C
Lisboa

Líderes e personalidades dão adeus a ex-presidente Vaclav Havel

O funeral do ex-presidente Vaclav Havel, líder da Revolução de Veludo anticomunista na República Tcheca, acontece na manhã desta sexta-feira em Praga. Mil personalidades, entre elas o presidente francês, Nicolas Sarkozy, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, acompanhada do marido, Bill Clinton, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, foram convidados para a cerimônia, assim como outros quinze chefes de Estado e de Governo.

Ao meio-dia, no horário local, nove horas em Brasília, uma missa será celebrada na catedral Saint-Guy, do Castelo de Praga, sede oficial da presidência tcheca. A cerimônia será comandada pelo arcebispo e o bispo de Praga, ambos ex-prisioneiros políticos do regime comunista.

A população fará um minuto de silêncio em homenagem ao ex-presidente e dramaturgo morto no domingo, aos 75 anos, durante o sono. Havel morava em uma casa de campo a 150 quilômetros da capital. E como o ex-líder era um homem de cultura que sempre viveu à frente de seu tempo, um show de rock também acontece esta noite em Praga em homenagem ao ex-chefe de Estado, com a presença de um grupo que também fora perseguido durante o antigo governo.

O corpo do ex-presidente será cremado à tarde e suas cinzas serão colocadas na sepultura familiar no cemitério de Praga-Vinohrady.

 

Fonte: RFI

Foto:

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Angola atenta à “transição energética” para o desenvolvimento

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, assegurou, esta segunda-feira, em Cape Town (África do...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema