Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
9.3 C
Lisboa

Participação na OMT é tida como exemplar

O director nacional das Actividades Turísticas do Ministério da Hotelaria e Turismo, Januário Marra, considerou terça-feira que Angola tornou-se num membro exemplar da Organização Mundial do Turismo (OMT), depois de em 1989 ter aderido a essa instituição internacional.
Januário Marra proferiu estas declarações quando acompanhava a visita do director da OMT para África, Hélder Tomás, a uma escola de hotelaria e turismo em Luanda.
O director nacional das Actividades Turísticas afirmou que a participação de Angola na OMT verifica-se, principalmente, no plano da promoção, através da participação em feiras internacionais e, também, pelo incentivo à construção de infra-estruturas hoteleiras e turísticas.
Um estudo efectuado recentemente pelo Ministério de Hotelaria e Turismo revela que, actualmente, existem em Angola cerca de três mil locais de interesse turístico, disse Januário Marra.
Em 2010, segundo a OMT, 919 milhões de turistas percorreram o Mundo. Angola é considerada como destino de turismo de negócios. Nos próximos anos, prevê-se o desenvolvimento do turismo de férias.

Elevação do nível

O estabelecimento de formação visitado por Hélder Tomás e Januário Marra é a Escola de Hotelaria e Restauração (EHR) de Luanda, onde foram anunciados cursos de nível médio na área de gestão, de acordo com a coordenadora académica.
Marcela Diogo disse que a direcção da EHR decidiu introduzir o curso de nível médio para responder a solicitações dos alunos que terminavam o básico, bem como de empresas do ramo hoteleiro e agências de viagens. A coordenadora académica notou que as solicitações para o curso médio eram constantes, porque os alunos que transitam de nível esperam ser imediatamente integrados no mercado de trabalho, onde é geralmente exigida formação média.
Até a data, à EHR formou mais de mil alunos nas áreas de mesa e bar, cozinha, pastelaria e serviço de andar, e em higiene e segurança alimentar no trabalho.
São parceiros da EHR, o Grupo Teixeira Duarte e o Hotel de Convenções de Talatona, onde os alunos fazem o estágio.
Marcela Diogo afirmou que alguns formandos acabam depois por ser enquadrados como trabalhadores desta unidade hoteleira. Os alunos de mesa e bar não precisam de estagiar em hotéis, uma vez que a escola criou um restaurante para completar a sua formação.
No decorrer de 2012, a escola espera, com o concurso do Mapess, solucionar as questões de emprego para os seus formandos.

 

Madalena José

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Domingos Cadência

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rosa Parks, ícone do movimento negro nos EUA

Em 1955, ativista entrou para a história ao se negar a ceder seu lugar no ônibus para um homem...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema