Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
8.4 C
Lisboa

Cooperação Angola/Guiné-Bissau terá novo impulso em Janeiro

Luanda – A cooperação entre as Repúblicas de Angola e da Guiné-Bissau terá um maior impulso a partir de Janeiro de 2012, com a ida a Bissau de uma missão angolana que vai implementar intercâmbios económicos, informou hoje em Luanda o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

O ministro falava à imprensa, momentos depois de apresentar cumprimentos de despedida ao primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, que  terminou uma visita de trabalho de 24 horas, a convite do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos santos.

“A cooperação com a Guiné-Bissau vai ter um maior impulso  em Janeiro de 2012, altura em que uma missão de Angola irá para Bissau para implementar alguns aspectos do intercâmbio económico em aspectos específicos como por exemplo a exploração de bauxite” (consiste no principal minério de alumínio, constituído por uma mistura de óxidos de alumínio hidratado e alterite aluminosa), disse.

Disse igualmente existir uma linha de crédito avaliada em 25 milhões de dólares americanos que vai permitir que empresas angolanas e guineenses  implementem   vários projectos na Guiné-Bissau, referindo que, para que tal aconteça, é necessário a criação de condições políticas e socais.

De acordo com Chikoti  é vontade de Angola acelerar a cooperação no sector da defesa e segurança uma vez que, na qualidade de principal parceira nesta área, deverá reabilitar alguns quartéis para os militares do futuro exército da Guiné-Bissau.

Ainda segundo o diplomata, a visita de Carlos Gomes Júnior, serviu para faz um balanço da cooperação, visto que se passou em revista o trabalho  da Missão Militar Angolana na Guiné- Bissau (Missang) que é a principal frente de cooperação entre os dois estados.

Angola concedeu, no princípio do ano em curso, apoio financeiro a Guiné-Bissau, e instalou, em Março, uma Missão Militar neste país lusófono, denominada Missang, que visa apoiar a reforma no sector da Defesa e segurança deste país.

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, deixou, a meio tarde de hoje, quinta-feira, a capital angolana, Luanda, depois de ter analisado com o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, o reforço das relações bilaterais.

Fonte: Angop

Foto: Angop

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comissão Económica dá aval à Programação Financeira do Tesouro

A Comissão Económica do Conselho de Ministros deu o aval, esta terça-feira, à Programação Financeira do Tesouro Nacional, referente...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema