Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
9.1 C
Lisboa

Combate à malária regista progressos

Uma campanha de pulverização residual e intra-domiciliar, desenvolvida ao longo deste ano pelas autoridades sanitárias da província do Huambo, permitiu reduzir significativamente o índice de mortalidade por malária nas unidades hospitalares locais, afirmou ontem o director provincial da Saúde.
Frederico Juliana disse que, de Janeiro a Novembro, as instituições sanitárias da província diagnosticaram 366.926 novos casos de malária, contra 543.864 em 2010.
O director provincial acrescentou que ocorreram 139 mortes por malária nos últimos 11 meses, contra 459 em igual período de 2010.
Frederico Juliana, que falava no encontro de avaliação e encerramento da campanha anual de pulverização residual e intra-domiciliar,  disse que “ao interpretar estes resultados, vemos que a malária passou para segundo ou terceiro lugar como causa de doenças e mortes na província do Huambo”.
O responsável afirmou que a redução da mortalidade provocada pela malária resulta do reforço de meios técnicos, materiais, medicamentosos e financeiros do Governo angolano e seus parceiros.
Entre Setembro e Novembro deste ano foram pulverizadas na província do Huambo mais de 701 mil residências, muito além das 60 mil inicialmente previstas. O número de residências pulverizadas, disse Frederico Juliana, corresponde a aproximadamente meio milhão de pessoas beneficiadas, as quais 27.576 gestantes e 67.884 crianças menores de cinco anos, residentes nos onze municípios da província.
Frederico Juliana salientou que a Direcção Provincial da Saúde contou com a colaboração de 465 mobilizadores e agentes sanitários na campanha de pulverização residual e intra-domiciliar, financiada pela Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento (USAID) e implementada pelo Instituto Triangular de Pesquisa.

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Santos Pedro

 

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Angola atenta à “transição energética” para o desenvolvimento

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, assegurou, esta segunda-feira, em Cape Town (África do...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema