Radio Calema
InicioEconomiaPróxima reunião da UE será em 30 de janeiro, anuncia Van Rompuy...

Próxima reunião da UE será em 30 de janeiro, anuncia Van Rompuy

O presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, convocou nesta terça-feira uma nova reunião com os dirigentes europeus para o dia 30 de janeiro. O tema que estará na ordem do dia no primeiro encontro do bloco europeu em 2012 é o emprego, mas a questão deve ser deixada em segundo plano devido à necessidade de se encontrar uma solução convincente para a crise das dívidas.

“Garantir a estabilidade financeira da zona do euro é a grande prioridade para o nosso futuro”, afirmou Herman Van Rompuy.

Ele decidiu convocar para a próxima reunião todos os 27 países da União Europeia e não apenas os 17 da união monetária, como era o desejo da França e da Alemanha. Van Rompuy quer evitar um maior distanciamento do Reino Unido, que se isolou na última cúpula ao não aceitar uma revisão do tratado europeu que torna mais severa a disciplina orçamentária.

Aliás, a agência de notação Moody’s, em seu relatório anual divulgado nesta terça-feira, avisa que os britânicos não estão protegidos da crise da zona do euro e podem vir a perder a sua nota mais alta, o triplo A, mesma ameaça dirigida à França.

Negociações em Bruxelas

Com a negativa do Reino Unido de participar do tratado, os países da zona do euro se debruçam sozinhos sobre um acordo intergovernamental. As negociações sobre o conteúdo do texto começaram nesta terça-feira em Bruxelas e devem terminar no fim de janeiro. A assinatura está prevista para o início de março.

O pacto prevê a garantia de um equilíbrio orçamentário segundo uma “regra de ouro” que deverá constar na Constituição dos países europeus. Além disso, serão aumentadas as sanções contra os infratores, que poderão ser levados ao Tribunal de Justiça da Europa.

 

Daniela Leiras

Fonte: RFI

Foto: Reuters

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.