Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
9.1 C
Lisboa

Programa melhora reciclagem de resíduos

O Ministério do Ambiente pretende elaborar, no próximo ano, programas para melhorar o aproveitamento e a reciclagem dos resíduos, anunciou, em Luanda, a ministra Fátima Jardim.
A ministra, que fez a revelação quando recebia cumprimentos de fim de ano dos trabalhadores e parceiros do sector, disse que a estratégia conta com a colaboração dos sectores industrial e do comércio.
Estes sectores, frisou, devem adaptar-se às novas regras, que são proximamente divulgadas, caso contrário é aplicado o princípio “poluidor pagador”.
“Prevemos terminar em Março de 2012 com as estratégias de resíduos, cujo diagnóstico e proposta vai permitir a melhoria do funcionamento das empresas”, referiu.
No quadro do Decreto Presidencial sobre Danos Ambientais, acrescentou, vai ser melhorada a acção de fiscalização para se ordenar e controlar tudo que diga respeito à aplicação dos regulamentos em vigor para o sector.
O Ministério do Ambiente prevê, igualmente, aperfeiçoar o controlo das emissões de gases com efeito estufa (GEE), bem como o de outros poluentes que danificam a camada de ozono.
Acções e adaptação face às alterações climáticas são outras componentes que podem marcar os desafios do Ministério do Ambiente, com a identificação das zonas mais vulneráveis onde vão ser executados projectos específicos de mitigação, segundo a ministra.

A ministra do Ambiente salientou a execução do plano de combate à desertificação e à seca. Este trabalho, referiu, vai contar com o apoio do Secretariado Executivo das Nações Unidas contra a desertificação.
Sublinhou também a abertura de laboratórios de referência nas províncias do Huambo e de Cabinda para controlo da qualidade de água e dos índices de poluição.

 

Fonte: jornal de Angola

Foto: Jornal de Angola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Angola atenta à “transição energética” para o desenvolvimento

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, assegurou, esta segunda-feira, em Cape Town (África do...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema