Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
8.5 C
Lisboa

Arqueólogo e docente belga acredita em Mbanza Congo

Museu dos Reis guarda parte do acervo

O arqueólogo belga Pierre de Maret, especialista em estudos sobre a cerâmica bantu, disse domingo, em Mbanza Congo, província do Zaire, acreditar que a cidade venha a formar parte da lista do património mundial.
O também docente da Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica) chegou há dois dias a cidade de Mbanza Congo para acompanhar o trabalho da equipa de especialistas que está a efectuar escavações arqueológicas no âmbito do projecto “Mbanza Congo – Cidade a desenterrar para preservar”.
O académico adiantou que os angolanos, em geral, e os habitantes de Mbanza Congo, em particular, têm uma grande responsabilidade na conservação do passado histórico desta cidade, e das demais regiões que formavam parte do Reino do Congo, pelo facto de ter sido o seu centro administrativo.
Revelou ainda que há mais de 40 anos se interessa pelo estudo da história do antigo Reino do Congo, com várias incursões na República Democrática do Congo, Camarões, Botswana, Burundi e Congo Brazzaville, onde tem realizado pesquisas sobre diversos tipos de cerâmica existentes nestes locais com mais de 2.500 anos.
A sua experiência, explicou, permite-lhe sugerir que o projecto da modernização da cidade de Mbanza Congo precisa de estar compatível com a conservação do património histórico. “Não se deve ignorar o passado de uma cidade no quadro do desenvolvimento urbanístico”, frisou o académico. O professor Pierre de Maret vai permanecer sete dias em Mbanza Congo à frente de uma equipa de arqueólogos ligados à Unesco, que integra dois outros especialistas, sendo uma portuguesa e um outro técnico de nacionalidade belga.
O arqueólogo belga Pierre de Maret concluiu que as origens do Reino do Congo remontam ao século XII ou XIV, mas o seu processo de estruturação económica, política e religiosa foi longo, daí acreditar-se que este reino é muito mais antigo do que se imagina.

 

Fonte: Jornal de Angola
Fotografia: Jornal de Angola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corrupção: Parlamento Europeu levanta imunidade a dois eurodeputados

O Parlamento Europeu levantou a imunidade de dois eurodeputados visados pelos tribunais belgas no alegado escândalo de corrupção envolvendo...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema