Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
8.6 C
Lisboa

Dívida pública aumentou

A dívida pública espanhola representava no terceiro trimestre deste ano 66 por cento do seu PIB, em alta de 7,3 pontos percentuais em relação aos 58,7 por cento do mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados na sexta-feira pelo Banco da Espanha.
O nível da dívida espanhola situa-se, deste modo, seis por cento acima do limite máximo estabelecido pelo Pacto de Estabilidade da União Europeia (UE), embora esteja quase 20 pontos abaixo da média europeia (85,1 por cento do PIB). No fim de Setembro, chegava a 706,34 mil milhões de euros, 66 por cento do PIB, idêntica proporção que há três meses.
Esta média é a mais elevada para o país desde 1997, quando a dívida pública espanhola representava 66,1 por cento do PIB, segundo as informações fornecidas pelo Banco da Espanha. O governo prevê para o fim de 2011 uma dívida de 67,2 por cento do PIB, e o seu objectivo é mantê-la abaixo dos 70 por cento até 2014. O instituto de estatísticas europeu Eurostat calcula 69,6 por cento em 2011, 73,8 por cento em 2012 e 78 por cento em 2013.A dívida pública espanhola, em proporção ao PIB, está em alta contínua desde o primeiro trimestre de 2008, quando alcançou 35,8 por cento, após mais de uma década em queda, quando o país se encontrava em alto crescimento com as contas públicas em superávit.
A situação das 17 regiões autónomas é particularmente preocupante: no terceiro trimestre de 2011, a dívida acumulada alcançava 135,151 mil milhões de euros, ou seja, 12,6 por cento do PIB do país (contra 10,6 por cento um ano antes), um recorde histórico, segundo os dados do Banco da Espanha, enquanto a dos municípios caiu levemente num ano, a 36,701 mil milhões (3,4 por cento do PIB).
O alto grau de autonomia das regiões espanholas é motivo de inquietação para os mercados, que temem que o seu endividamento comprometa o objectivo do governo de reduzir o défice.

Fonte: Jornal de Angola
Fotografia: AFP

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beyoncé está perto de se tornar artista com maior número de Grammys

Beyoncé conquistou dois Grammys na tarde deste domingo, na pré-gala da premiação mais prestigiada da indústria da música, onde...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema