Radio Calema
InicioAngolaRegiõesBanca da Huíla com enchentes

Banca da Huíla com enchentes

Longas filas preenchidas por cidadãos ávidos em movimentar dinheiro caracterizam os balcões e os multicaixas das agências de bancos comerciais na cidade do Lubango, província da Huíla, em véspera de mais uma quadra festiva.
Uma ronda efectuada esta semana pela reportagem do Jornal de Angola constatou enchentes em várias instituições bancárias comerciais e caixas electrónicas, por cidadãos que pretendem movimentar valores monetários para as suas compras na quadra natalícia.
As pessoas que fogem das longas filas dos balcões para usar as caixas electrónicas nas dependências bancárias da cidade são surpreendidas pelo aglomerado humano.
A procura de valores monetários aumentou nos últimos dias, visto que os trabalhadores públicos e privados dispõem de mais dinheiro com o pagamento dos ordenados de Novembro, Dezembro e décimo terceiro mês. As longas filas repetem-se todos os dias porque as querem levantar muito mais dinheiro do que o permitido diariamente nos multicaixas, mesmo com a subida até 40 mil kwanzas.
As limitações obrigam as pessoas a regressar várias vezes aos balcões ou caixas electrónicas para levantar mais valores. Alguns utentes ouvidos pelo Jornal de Angola frisam que a medida é bem-vinda porque pode estimular a contenção de gastos supérfluos.
Outros trabalhadores não concordam com a restrição por limitar a realização de despesas que requerem valores elevados. O trabalhador Joaquim Pedroso disse que a medida de restringir valores por cada levantamento cria transtornos, porque obriga a ir todos dias ao banco para ter o montante desejado.“Não concordo com esta medida. Obriga a interromper os afazeres diários. As pessoas precisam de dinheiro para vários fins”, lamentou. Os funcionários das agências bancárias afirmaram que as enchentes nos balcões e nos ATM demonstram o aumento da procura de valores monetários para garantia de uma quadra festiva à altura.

Domingos Mucuta| Lubango

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Santos Pedro

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.