Camabatela – Trinta cabeças de gado bovino foram entregues sábado, em Camabatela, município de Ambaca, a criadores das províncias do Kwanza Norte e do Uíge, marcando o lançamento da campanha de repovoamento animal pelo país.
A iniciativa é do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e Pescas, visando o fomento pecuário do planalto de Camabatela que engloba aquelas duas províncias, mais a de Malanje.
O acto foi orientado pelo titular do sector, Afonso Pedro Canga, que, em declarações à imprensa, disse que o projecto, a ser implementado faseadamente, vai contemplar mais de 150 criadores do planalto de Camabatela com mil e 500 cabeças de gado bovino.
O projecto, referiu, visa apoiar todos que se mostrarem interessados e que demonstrem reunir condições, mais que, não tenham ainda capacidades financeiras de por si só darem início à actividade agropecuária.
Avanço que o projecto vai beneficiar também, numa fase posterior, criadores de outras províncias, como Huambo, Benguela, Kwanza Sul e Huíla.
Informou que a meta no país é beneficiar todos aqueles que têm capacidade e interesse em praticar a actividade pecuária.
De acordo com o ministro, os animais estão a ser entregues a título devolutivo em que os criadores recebem o gado com o compromisso de fazerem a devolução de igual número de cabeça recebidas ao cabo de alguns anos de reprodução, visando o prosseguimento do processo.
Assistiram ao acto o vice-governador do Kwanza Norte para a área Técnica e Infra-estruturas, Erlindo Ernesto Lidador, membros do governo da província, da administração municipal de Ambaca e responsáveis do ministério de tutela.
Na ocasião, o ministro Pedro Canga reinaugurou a repartição municipal de Ambaca do Instituto dos Serviços de Veterinária, o Gabinete de Apoio do Desenvolvimento Agro-pecuária de Camabatela, bem como procedeu a entrega de viaturas para o apoio das actividades veterinárias nas províncias do Kwanza Norte, Uíge e Malanje.
Fonte: Angop
Foto: Angop