
O início da produção mineira de fosfatos na Bacia do rio Lucunga, no município de Tomboco, província do Zaire, sob a tutela do Ministério da Geologia, Minas e da Indústria, está previsto para 2014.
O director nacional de Minas, Kavungo Marlon, que anunciou o facto em entrevista ao Jornal de Angola em Mbanza Congo, onde trabalhou durante 72 horas, sublinhou que, de acordo com os resultados dos trabalhos de prospecção técnica efectuados, o arranque decisivo da primeira produção de fosfatos no Zaire poderá acontecer ainda em 2014.
Segundo palavras do director nacional de Minas, a acção preliminar da exploração comercial ocorreu entre 2009 e 2010. O projecto encontra-se na fase de prospecção geológica, para se determinar o potencial económico.
“A ideia primária é de criarmos todas as condições técnicas e geólogas para que na fase de actuação decisiva de implementação, a acção possa avançar sem o registo de constrangimentos de índole técnica e financeira”, explicou Kavungo Marlon. Indagado sobre o investimento, o responsável não especificou o orçamento aprovado para a instalação da indústria de fosfatos, mas adiantou que o projecto consumirá, até à fase conclusiva, “rios e rios” de dinheiro.
“Em Mucula há muita reserva de fosfatos, por isso, decorrem nesta fase trabalhos de perfuração geológica, de 100 em 100 metros, para a recolha das amostras, e mediante os resultados colhidos passar para a fase dos estudos de viabilidade económica, de modo a definir a natureza real do empreendimento”, explicou Kavungo Marlon.
Transformação de granito
As empresas de extracção de material de construção de origem mineira desenvolvem trabalho de apoio à reabilitação da estrada entre o rio Loge e Mbanza Congo.
O director nacional de Minas fez saber ainda que estão em curso os preparativos para o início dos trabalhos de prospecção de potássio e de bauxite, para avaliação das potencialidades mineiras. Segundo Kavungo Marlon, a conclusão dos vários projectos vai valorizar significativamente a província do Zaire, na área económica e social.
Pedra do Feitiço
A comuna da Pedra do Feitiço, no município do Soyo, está englobada nos projectos mineiros da província, onde as empresas concessionárias criam as condições para o arranque da actividade de prospecção. No município petrolífero do Soyo, está prevista a produção de fertilizantes, com o aproveitamento da ureia e amónia. “Todos estes projectos são de iniciativa privada. Não posso aqui estimar montantes em termos de orçamentos disponibilizados para cada acção, por serem somas avultadas, ainda não especificadas” sublinhou Kavungo Marlon.