Milícias islamitas da Somália bloquearam duas colunas de viaturas do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) que levavam ajuda alimentar de emergência para as vítimas da seca, confirmou a organização humanitária.
Habitantes da regiãode Baidoa, reduto do grupo rebelde Al Shabaab, disseram à agência Reuters que viram os rebeldes a descarregar os alimentos que estavam em dezenas de camiões.
Funcionários humanitários afirmaram que o Al Shabaab queria verificar a qualidade dos alimentos. A acção contra as colunas do CICV suscita a possibilidade de a organização entrar na lista de grupos internacionais proíbidos de operar dentro das áreas controladas por rebeldes na Somália. “A alegação de verificação da qualidade da comida é falsa. A intenção dos shebab é muito clara: eles procuram razões para banir a agência, como já ocorreu antes”, disse um fornecedor do CICV sob anonimato.
A direcção do CICV informou em Agosto que iria intensificar as suas operações de distribuição de alimentos nas regiões centrais e do sul da Somália para ajudar 1,1 milhões de pessoas atingidas pela seca e pela guerra.
Geralmente, a organização tem bom acesso às regiões do centro e do sul do país, boa parte delas controladas pelas milícias islamitas ligadas à Al Qaeda.
Fonte: Jornal de Angola
Fotografia: AFP