Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
11.6 C
Lisboa

Rebeldes somalis saqueiam ajudas

Milícias islamitas da Somália bloquearam duas colunas de viaturas do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) que levavam ajuda alimentar de emergência para as vítimas da seca, confirmou a organização humanitária.
Habitantes da regiãode Baidoa, reduto do grupo rebelde Al Shabaab, disseram à agência Reuters que viram os rebeldes a descarregar os alimentos que estavam em dezenas de camiões.
Funcionários humanitários afirmaram que o Al Shabaab queria verificar a qualidade dos alimentos. A acção contra as colunas do CICV suscita a possibilidade de a organização entrar na lista de grupos internacionais proíbidos de operar dentro das áreas controladas por rebeldes na Somália. “A alegação de verificação da qualidade da comida é falsa. A intenção dos shebab é muito clara: eles procuram razões para banir a agência, como já ocorreu antes”, disse um fornecedor do CICV sob anonimato.
A direcção do CICV informou em Agosto que iria intensificar as suas operações de distribuição de alimentos nas regiões centrais e do sul da Somália para ajudar 1,1 milhões de pessoas atingidas pela seca e pela guerra.
Geralmente, a organização tem bom acesso às regiões do centro e do sul do país, boa parte delas controladas pelas milícias islamitas ligadas à Al Qaeda.

Fonte: Jornal de Angola
Fotografia: AFP

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rei Felipe VI já em Luanda

À sua chegada, Felipe VI e esposa foram recebidos pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema