Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
10.6 C
Lisboa

Prometido castigo aos corruptos

Mesa do conselho consultivo da Direcção Provincial da Educação realizado no município de Icolo e Bengo com André Soma ao centro

O director provincial da Educação de Luanda, André Soma, alertou esta quarta-feira, em Catete, que os funcionários do sector que, no acto de matrícula para o próximo ano lectivo ou no concurso público para admissão de novos professores, procederem à cobrança de dinheiro, serão disciplinarmente sancionados.
André Soma falava à comunicação social no final do 14º Conselho Consultivo da Direcção Provincial da Educação.
O responsável admitiu que já recebeu algumas denúncias, que estão a ser apuradas. “Existem alguns elementos, principalmente em escolas do segundo ciclo e nas áreas administrativas, com tendência para esta prática”, disse.
“Por favor, não façam isto. Os pais devem fazer as matrículas e os interessados candidatarem-se ao concurso público de forma legal, como mandam as normas. Já recebi denúncias anónimas de que estão a cobrar cerca de mil dólares para garantir a matrícula e dois mil para passar no concurso público de admissão de professores”, revelou André Soma.
O director provincial da Educação de Luanda anunciou que mais de 70 mil alunos vão ser inseridos, no próximo ano lectivo, no sistema normal de ensino. Os alunos vão estudar em 33 novas escolas primárias e do I ciclo do ensino secundário, num total de 472 salas de aulas.
André Soma anunciou que as instalações do Puniv/Ingombota vão entrar novamente em funcionamento, depois de terem beneficiado de obras de reabilitação.
O director provincial afirmou que, dos cerca de um milhão e meio de alunos que estudaram no último ano lectivo, mais de 80 por cento tiveram aproveitamento. O responsável esclareceu que o sector da Educação em Luanda tem mais de 37 mil funcionários, 28 mil dos quais são professores. A cerimónia oficial de abertura do próximo ano lectivo está marcada para 31 de Janeiro de 2012, na comuna de Kaxicane, município de Icolo e Bengo.

Reabilitação de escolas

André Soma revelou que no município da Kissama estão em funcionamento 22 escolas do ensino primário e do I ciclo do ensino secundário, ao passo que no município de Icolo e Bengo existem 56 escolas, onze das quais precisam de reabilitação.
Em muitos casos, os professores desistem de leccionar devido à distância e à inexistência de meios de transporte. Ambos municípios foram recentemente incorporados à província de Luanda, no quadro da nova configuração administrativa.
De acordo com o responsável, a Direcção Provincial da Educação vai rever o número de funcionários administrativos no município da Kissama, onde existem apenas dois auxiliares de limpeza em cada escola, quando são necessários seis. Uma comissão, por si liderada, vai, a partir da próxima segunda-feira, deslocar-se aos dois municípios para se inteirar do estado e funcionamento das escolas.
André Soma recomendou às escolas comparticipadas e às igrejas para cumprirem o calendário do próximo ano lectivo. O início das matrículas está agendado para o dia três de Janeiro. Inácio Gonga, porta-voz da Associação Nacional dos Professores, manifestou satisfação com o esforço do Executivo para melhorar as condições de trabalho dos professores.
O porta-voz disse que a associação trabalha na formação dos docentes, no sentido de promover a melhoria da qualidade do ensino, e incentivou os professores a aumentarem o nível académico.
O Conselho Consultivo da Direcção Provincial da Educação juntou directores de escolas e chefes de departamento, com o objectivo de fazerem o balanço das actividades realizadas ao longo do ano lectivo, recentemente terminado.
 

André da Costa | Catete *

* Com Angop

Fonte: Jornal de Angola
Fotografia: Domingos Cadência

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beyoncé está perto de se tornar artista com maior número de Grammys

Beyoncé conquistou dois Grammys na tarde deste domingo, na pré-gala da premiação mais prestigiada da indústria da música, onde...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema