Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
8.3 C
Lisboa

Consumo de estupefacientes é causa das doenças mentais

A maioria das pessoas com transtornos mentais na capital é tratada nesta instituição

As drogas são das principais causas de transtornos mentais assistidos no Hospital Psiquiátrico de Luanda, afirmou, à Angop, o psicólogo Luís Kambamba.
Muitos pacientes que chegam àquele estabelecimento, referiu, tentaram encontrar o prazer e alívio para as preocupações ingerindo, inalando ou fumando substâncias nocivas à saúde.
Estas práticas, recordou, não resolvem os problemas, pois os estupefacientes são muito mais prejudicais do que se julga.
O álcool, uma droga lícita, garantiu, tem um poder destrutivo maior do que outras, ilícitas, por ser de fácil acesso e não haver regulamentação que impeça ou limite a sua aquisição a não ser a crianças.
Muitas pessoas têm a falsa impressão de que o álcool é um estimulante, mas não é, frisou, é um depressor do sistema nervoso.  “Os que usam drogas como a cocaína, libanga, liamba e álcool procuram vantagens como a euforia e a coragem, mas o que vem depois do estado eufórico é a dependência e a apresentação de sintomas como os delírios”, disse.
O psicólogo declarou que os pais deviam promover, em casa, uma cultura antidrogas, incluindo o álcool e o cigarro.
A par disso, referiu, deviam informar-se sobre os danos causados pelas drogas para alertarem os filhos sobre riscos e consequências.

Luís Kambamba afirmou ser preciso estar sempre atento e saber onde e com quem o filho está.
“Não basta apenas saber a hora a que ele chegou a casa, é necessário que ele cumpra algumas responsabilidades para poder ter mais liberdade”,  disse o psicólogo.

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Eduardo Pesro

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresas petrolíferas iniciam programas de estágios profissionais

Um programa de estágios profissionais nas empresas do sector petrolífero para estudantes recém-licenciados, foi lançado, nesta terça-feira, em Luanda. Para...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema