Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
8.4 C
Lisboa

Ministro do Interior inaugura condomínio residencial “Acácias” no Zango

Luanda – O ministro do Interior, Sebastião Martins, disse hoje, sexta feira, na localidade do bairro Zango, município de Viana, em Luanda, que a inauguração do condomínio residencial “Acácias” é uma das fases de diversos projectos que a instituição leva a cabo na área de habitação, que visa atender os funcionários do seu sector.
 O governante fez este pronunciamento quando falava à imprensa à margem da inauguração do “Condomínio Residencial Acácias”, na zona do bairro Zango, em Viana, sublinhando que este projecto tem sido desenvolvido pela sua corporação, com vista a atender os funcionários de vários escalões e áreas do saber do seu ministério.
“Esta é uma fase de projectos diversos que temos em curso na área de habitação, nomeadamente os que têm sido desenvolvidos pela Polícia Nacional e na sequência do mesmo atende os funcionários seniores, técnicos superiores e alguns chefes intermédios a nível da estrutura central do Ministério do Interior”, frisou.
Segundo Sebastião Martins, que considera o projecto bastante ambicioso,  na primeira fase foram concluídas 144 casas, sendo 32 denominados “Modelo B” com 93.70 metros da área construída num total de 250 previstas.
Para o arranque da segunda fase, de acordo com o responsável, a instituição está já a trabalhar no sentido de se criar condições para que no início do próximo ano comecem as obras onde serão incluídos, para além da construção das restantes residências, a parte social, mormente a clínica, creche, pequeno comércio e outras benfeitorias de apoio aos funcionários.
O responsável salientou, na ocasião, que o programa é abrangente e se estende por todo o país, referindo que para os beneficiários o ministério já tem vários projectos habitacionais que estão a ser geridos directamente pela Polícia Nacional, por ser o órgão que congrega os funcionários da estrutura central dos serviços nacionais de Protecção Civil e Bombeiros, de Migração e Estrangeiros  e dos Serviços Prisionais.
Para as 144 residências entregues beneficiaram funcionários seniores, quadros de direcção de nível intermédio e técnicos superiores, bem como foi aberta uma excepção para alguns trabalhadores de base que estavam em condições habitacionais bastante precárias.
Sebastião Martins fez saber que este projecto é “social que se enquadra no âmbito da caixa de protecção social que foi instituída há um ano e meio”, anunciando que outro projecto apresentado vai ser desenvolvido na zona do Gamek.
Quanto aos valores estipulados, a fonte explicou que foram definidas normas que são usadas para o custo real do valor das casas, não havendo nenhum acréscimo que beneficie a caixa, rondando entre os 60 mil dólares para as casas de menores dimensões e 120 mil dólares as maiores.
“É um valor ainda elevado para aquilo que são os rendimentos salariais de alguns oficiais. Para isso nós estamos a estudar para que a caixa com base nos seus rendimentos possa subvencionar parte destas casas e em condições normais num longo período de 15 a 25 anos dependendo do rendimento de cada funcionário”, perspectivou o ministro.
Com ruas devidamente tratadas e assinaladas com regras de trânsito, o Condomínio Residencial Acácias está enquadrado no programa do Governo que visa a construção de um milhão de casas, até o ano 2012, de acordo com o Chefe do Executivo, José Eduardo dos Santos, e se insere na política social do Ministério do Interior consagrada em proteger o presente para garantir o futuro dos seus funcionários.

Fonte: Angop

Foto: Angop

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem são os favoritos para vencer eleição de presidente do Senado?

A eleição que definirá quem irá presidir o Senado até janeiro de 2025 acontece na próxima quarta-feira (1º) e,...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema