Quarta-feira, Fevereiro 8, 2023
7.2 C
Lisboa

Deputados italianos dão sinal verde para plano de rigor de Mario Monti

O chefe do governo italiano, Mario Monti, quer alcançar o equilíbrio do orçamento em 2013.

O plano de ajuste econômico proposto pelo chefe do governo italiano conseguiu o voto de confiança dos deputados nesta sexta-feira, 16 de dezembro. Esse é o primeiro passo para a implementação do pacote de medidas de austeridade de Mario Monti, que pretende reduzir o déficit do país em 20 bilhões de euros.

O voto de confiança foi dado por 495 deputados e rejeitado por apenas 88 membros da Câmara. O próximo passo será a aprovação pelo Senado italiano. O plano de austeridade, adotado em 4 de dezembro pelo governo de Mario Monti, será o terceiro imposto aos país desde junho.

O pacto orçamentário prevê uma redução de 20 bilhões de euros (cerca de 48 bilhões de reais) do déficit italiano e tem como objetivo principal alcançar o equilíbrio das contas públicas em 2013, tranqüilizando assim os mercados na Europa. Para isso, o programa prevê várias medidas criticadas pela população, como uma reforma o sistema previdenciário e a criação de novos impostos. O plano também conta com medidas para relançar o crescimento econômico, principalmente com a redução de impostos para empresas que contratem mulheres e jovens.

Segundo Mario Monti, esses “sacrifícios” são necessários, pois são a única alternativa para que o país evite “sacrifícios ainda mais importantes. O chefe do governo lembrou que essas medidas podem impedir que a Itália tenha o mesmo destino que a Grécia. Atualmente, a dívida italiana já representa cerca de 120% de seu Produto Interno Bruto do país.

 

Silvano Mendes

Fonte: RFI

Foto: Reuters

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministro colombiano propõe descriminalizar incesto entre adultos

O ministro da Justiça da Colômbia, Néstor Osuna, apresentou ao Congresso um projeto de lei com uma proposta polêmica:...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema