Luanda – Três mil quinhentos 539 cidadãos, técnicos qualificados, entre homens e mulheres, foram lançados no mercado de emprego angolano de 2009 a 2011, pelo Centro Integrado de Formação Tecnológica (Cinfotec), avançou esta quinta-feira, em Luanda, o seu director geral, José Lourenço.
Os técnicos, com capacidades e criatividades de criar o seu próprio emprego no ramo produtivo, muitos deles foram recrutados por empresas ligadas ao ramo petrolífero, electricidade, de distribuição de água e outras, de acordo com José Lourenço, que falava na cerimónia de encerramento do ano formativo de 2011.
Foram formados em mecânica de manutenção industrial, de equipamentos, hidráulica e electro-hidráulica, soldagem, electricidade predial, ferramentas e acessórios, comandos eléctricos, higiene e segurança no trabalho.
Submetidos a trabalhos teóricos e práticos, muitos deles foram também formados em gestão metrológica na industria, auxiliar de controlo de qualidade, instalação de redes de computadores intermédios e outros.
Em 2011, dos mil e 143 cidadãos matriculados em diversos cursos, 893 formados foram aptos, representando uma cifra na ordem de 78 porcento.
No primeiro ano em que o centro entrou em funcionamento foram formados mil 492, enquanto em 2010 foram apenas 904.
A administração dos cursos contaram com a parceria do Ministério da Administração Pública Emprego e Segurança Social (Mapess) e da sua congénere da Noruega (RKK), que continua a prestar apoios em termos de formação de técnicos angolanos no quadro da expansão do sector industrial.
Com 49 formadores, o Cinfotec estabeleceu parcerias com empresas como a Algoa, Isqapave, Litis Petroleo Company, Velonet, Totvs, INA de Portugal e outros protocolos estão por ser assinados.
Para o ano de 2012, o Cinfotec prevê criar e ampliar bolsas especializadas de formação interna e de colaboradores, certificar os seus laboratórios tecnológicos e equipamentos técnicos, bem como a implementação do sistema de qualidade.
De acordo com o responsável, será introduzido o módulo do empreendedorismo no currículo dos cursos de qualificação e da língua inglesa (inglês técnico).
Assistiram a cerimónia de encerramento do ano formativo de 2011, o director nacional do emprego do Mapess, Leonel de Carvalho Bernardo, de instituições e empresas públicas e privadas, pedagogos, formadores do sistema nacional de formação profissional e estudantes.
O Cinfotec foi inaugurado no dia 2 de Setembro de 2008, pelo Presidente da Republica, José Eduardo dos Santos. Este centro presta serviços técnicos, tecnológicos e de consultoria técnica.
Fonte: Angop
Foto: Angop