Radio Calema
InicioEconomiaBAD investe Usd 400 milhões em projectos públicos até 2015

BAD investe Usd 400 milhões em projectos públicos até 2015

Luanda- Quatrocentos milhões de dólares norte-americanos é o montante que o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) se predispõe em disponibilizar para apoiar o Governo de Angola a materializar projectos públicos, tendentes ao desenvolvimento do país, durante o quinquénio 2011/2015.
Com a cedência desse valor, o BAD pretende contribuir, em coordenação com o executivo e outros parceiros, na ampliação e manutenção das infra-estruturas económicas e regionais, no domínio da energia e transportes, assim como para a promoção do desenvolvimento do sector privado, em particular as pequenas e médias empresas.

O facto foi hoje dado a conhecer à Angop, pelo representante residente da instituição em Angola, Septime Martin, acrescentando que com o gesto o banco procura igualmente promover a integração regional e melhorar o posicionamento do país nas instituições económicas da região, bem como apoiar no uso eficiente dos recursos naturais e financeiros.

Falando à margem do acto de apresentação do escritório do BAD no país, o responsável referiu que esse mesmo valor foi concedido a Angola ao longo de 28 anos, a contar de 1983, para financiar projectos ligados à saúde, educação, energia e águas, saneamento básico, agricultura e desenvolvimento rural, mas com algumas interrupções.

Avançou que a carteira actual é constituída por seis operações correspondentes a um envelope financeiro de Uds 92 milhões, na qual se destaca o sector das pescas. Por outro, explicou que o BAD dispõe de instrumentos financeiros destinados a suportes orçamentais, empréstimos de projectos públicos e privados.

“A disponibilização desse valor consta das perspectivas para uma nova era de cooperação entre o Banco Africano de Desenvolvimento e Angola, baseada no diálogo contínuo e na confiança mútua”, enfatizou o responsável, considerando que o país reúne condições suficientes para desempenhar papeis mais importantes a nível da África Austral.

Embora venha a beneficiar de financiamentos do BDA desde 1983, Angola é membro dessa instituição desde Junho de 1980.

Fonte: RC

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.