Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
8.4 C
Lisboa

Mulheres sofrem 7,5 vezes mais da síndrome do coração partido

O fim de um romance ou a morte de um ente querido pode levar à “síndrome do coração partido”, que consiste em sintomas parecidos com os de um infarto. E as mulheres são 7,5 vezes mais propensas a apresentar o problema, segundo uma pesquisa apresentada no congresso da Associação Americana do Coração, na Flórida, Estados Unidos. As informações são do jornal Daily Mail.

O especialista em coração Abhishek Deshmukh, da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, decidiu estudar o fenómeno depois de constatar que havia tratado mais pessoas do sexo feminino com a síndrome. Os registros de mil hospitais revelaram 6229 casos em 2007, sendo apenas 671 em homens.

O incómodo causado por um trauma emocional é três vezes mais comum em mulheres com mais de 55. Mas as com menos idade têm 9,5 vezes mais chances de sofrê-lo em comparação com os homens da mesma faixa etária. Não se sabe o motivo de elas serem mais vulneráveis, mas os hormónios sexuais podem ser uma explicação, ou o corpo dos homens talvez lide melhor com o estresse.

Os médicos dizem que o choque da perda de alguém, por exemplo, desencadeia uma onda de adrenalina e outros hormónios do stresse, que sobrecarregam o coração e atrapalha o seu funcionamento. Testes mostram alterações no ritmo cardíaco e a presença de substâncias típicas de um ataque, mas não há obstrução das artérias. A maioria dos pacientes se recupera sem danos permanentes, mas 1% dos casos leva à morte.

Fonte: Terra

PATRICIA ZWIPP

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem são os favoritos para vencer eleição de presidente do Senado?

A eleição que definirá quem irá presidir o Senado até janeiro de 2025 acontece na próxima quarta-feira (1º) e,...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema