Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
8.6 C
Lisboa

Estatutos do partido sofrem alterações

Trabalhos do congresso do principal partido da oposição decorrem até amanhã na cidade de Luanda

Os estatutos da UNITA podem conhecer algumas alterações durante o XI Congresso Ordinário deste partido, que decorre até amanhã no complexo Sovsmo, em Viana, afirmou ontem, em Luanda, o porta-voz do conclave, Anastácio Ruben Sicato.
Ruben Sicato, que falava durante uma conferência de imprensa que serviu para fazer o balanço do primeiro dia do congresso, disse existirem, no seio dos mais de mil delegados ao conclave, várias propostas para alteração do estatuto. Em declarações prestadas ao Jornal de Angola, o antigo ministro da Saúde no Governo de Unidade e Reconciliação Nacional (GURN) esclareceu que a maior parte das solicitações de alteração dos estatutos estão viradas para o mandato da direcção do partido.
“Os principais pontos têm a ver com a limitação dos mandatos. Vamos discutir se o presidente pode ou não ficar no cargo por mais de dois mandatos consecutivos”, revelou Ruben Sicato.
Outra questão em debate, acrescentou, tem a ver com a duração do mandato.
“Deve-se também decidir sobre se o mandato continua a ser de quatro anos ou se é estendido para cinco ou mesmo seis anos”, adiantou. “Entretanto, essas são apenas propostas, o trabalho decorre e os resultados vão ser conhecidos”. Durante a conferência de imprensa, Ruben Sicato anunciou os membros eleitos para a presidência do congresso, a mesa de redacção e as comissões dos trabalhos temáticos. Os mesmos foram eleitos durante o primeiro dia do congresso.
O congresso é presidido pelo deputado Almerindo Jaka Jamba, que é coadjuvado por Jardo Muekália. Faustino Mumbica e Amélia Judith são, respectivamente, secretário e vogal. Sicato disse terem sido criadas as comissões de trabalho para os Assuntos Políticos, coordenada por Abílio Kamalata Numa, e para os Assuntos Eleitorais, chefiada por Horácio Junjuvili.
Casimiro Calei coordena a comissão para a Revisão dos Estatutos da UNITA, Eugénio Manuvakola responde pela comissão para os Assuntos de Governação, enquanto Paulo Lukamba Gato chefia a ligada aos Assuntos dos Militantes da UNITA e Angolanos a residir no estrangeiro.

O XI Congresso Ordinário da UNITA conta com 1.065 delegados e decorre sob o lema “unir Angola para a mudança em 2012”.

Bernardino Manje
Fonte: Jornal de Angola
Fotografia: Dombele Bernardo

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FESC-KIANDA revela “bom momento” do cinema angolano

Os avanços, recuos, desafios e expectativas do cinema estiveram em análise durante uma semana em Luanda no Festival Internacional...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema