Radio Calema
InicioVidaSaúdeConheça os benefícios do milho

Conheça os benefícios do milho

O milho é um dos cereais mais populares no Brasil, participando do cardápio de maneiras bem diversas. O alimento é consumido desde a forma de doces, entrando em receitas de pamonha, cuscuz e tortas; como um colorido ingrediente das saladas ou, ainda, transformado em cremes e recheios, apenas cozido em água e na forma de farinha para a preparação de pratos variados.

De acordo com a nutricionista Tereza Moreira, de Belo Horizonte, a farinha de milho, aliás, leva vantagem em relação à farinha branca, extraída do trigo, justamente por preservar uma série de nutrientes importantes que a farinha branca dispensa. “Um dos principais são as fibras, que ajudam o organismo a eliminar toxinas e manter a taxa de colesterol em níveis adequados”, diz Tereza.

Não seria, portanto, uma má ideia substituir uma pela outra algumas vezes no preparo de suas receitas. Mesmo porque a farinha de milho também auxilia as pessoas que precisam controlar a ingestão de glúten na dieta, já que a substância está ausente nesse tipo de farinha.

O milho é, ainda, fonte de proteínas, sais minerais, vitamina B1 e vitamina E, tida como fiel escudeira do sistema imunológico e com funções antioxidantes, ajudando a retardar o envelhecimento das células. Segundo a nutricionista, o alimento é, inclusive, um ótimo substituto do arroz branco, pois contém carboidratos de mais fácil digestão pelo organismo e maior quantidade de nutrientes.
Milho cozido: um caso de sucesso

Nas esquinas movimentadas das principais cidades brasileiras e também nas praias, o milho cozido é uma solução para quem deseja fazer um lanche simples e nutritivo. Evitar o excesso de sal e aquela manteiguinha para dar gosto, porém, são maneiras de deixar o alimento mais saudável – para temperar, uma boa ideia é o azeite.

Se você gosta de preparar o milho em casa, Tereza recomenda cozinhá-lo no vapor, em vez de mergulhá-lo na panela cheia d’água. Isso ajuda a preservar os nutrientes do alimento. “Para aproveitar bem as vantagens nutricionais do milho, é interessante incluí-lo duas vezes por semana no cardápio semanal”, sugere Tereza. Cada 100 gramas do cereal contêm, em média, 100 calorias.


Custom Editora

Especial para o Terra

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.