Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
11.6 C
Lisboa

A infra-estrutura faz parte do sistema que processa a transferência de energia da região centro para norte e para sul do país

Jovens têm outras escolhas na Universidade Katyavala Bwila em Benguela

A Universidade Katyavala Bwila (UKB), que engloba as províncias do Kwanza-Sul e Benguela, vai, no próximo ano académico, leccionar cursos de engenharia industrial e mecânica para responder às inúmeras solicitações da sociedade.
O vice-reitor para os Assuntos Científicos disse que a medida tem muito a ver com o facto de nas duas províncias haver institutos médios com o perfil de ambos os cursos.
Alberto Kitembo afirmou que a abertura, no próximo ano, de núcleos do Instituto Superior das Ciências da Educação nos municípios do Amboim e da Cela está condicionada à criação de condições em infra-estruturas, equipamentos e de recursos humanos.
A perspectiva, referiu, é alargar a área de acção da instituição, criando mais cursos e Faculdades, mas para isso é preciso ter condições, sobretudo em recursos humanos.
Alberto Kitembo anunciou estar previsto a extensão do ISCED aos municípios da província de Benguela a pedido das administrações municipais, mas que “a questão carece de uma análise e ponderação da reitoria e está dependente da criação de condições”.
O vice-reitor da UKB anunciou, para breve, o estabelecimento de uma parceria com a Universidade do Porto, que é “é uma instituição antiga, com larga experiência na docência”.

A cooperação, disse, passa pela formação de quadros angolanos na Universidade do Porto e pela presença na UKB de docentes de várias cadeiras daquela instituição portuguesa.
O coordenador do grupo de docentes da Universidade do Porto, Carlos Pinho, afirmou estar satisfeito com a parceria, que pode ser extensiva à Universidade José Eduardo dos Santos, sedeada na cidade do Huambo.  Carlos Pinho e outros docentes portugueses participaram, no Sumbe, numa conferência promovida pela Universidade Katyavala Bwila, subordinada ao tema “o perfil de actuação conjunta empresas-sociedade”.
Na conferência foram abordados os temas “potencialidades económicas da Região Académica II, perspectivas e constrangimentos de desenvolvimento”, “a Universidade e os desafios contextuais na Região Académica II” e “a Universidade e o desenvolvimento da sociedade. Experiências do sector empresarial e Universidades estrangeiras”.

Manuel Tomás | Sumbe

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Jornal de Angola

 

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rei Felipe VI já em Luanda

À sua chegada, Felipe VI e esposa foram recebidos pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema