
O Japão lançou ontem, com êxito, com um dia de atraso devido ao mau tempo, partir do centro espacial de Tanegashima, um satélite de vigilância num foguetão H-2ª, anunciou a Agência Aeroespacial japonesa (Jaxa).
A Jaxa disse que o foguetão foi lançado às 10h21 (horário local) e que 20 minutos mais tarde o satélite se separou da plataforma e entrou na rota prevista.
Este é sétimo satélite que o Japão colocou em órbita e o seu desenvolvimento e lançamento estão orçados em 50 mil milhões de ienes, conforme noticiou a edição digital do jornal “Asahi”.
O H-2ª, o principal modelo de plataforma de lançamento do Japão, construído na totalidade com tecnologia nacional, já realizou 20 lançamentos desde a sua estreia, em 2001, dos quais 19 foramtodos bem sucedidos.
A operação de ontem foi coordenada pela Jaxa e pelo fabricante aeroespacial Mitsubishi Heavy Industries, que participa neste tipo de lançamentos após ter sido privatizado em 2007.
O Japão começou, em 2003, a pôr em órbita “satélites espiões”, cinco anos depois de a Coreia do Norte realizar os primeiros testes de lançamentos de mísseis.
Fonte: Jornal de Angola
Fotografia: AFP