Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
10.6 C
Lisboa

Ensino da Educação Física tem curso de bacharelato

Cultura física vai ter quadros superiores

Professores de Educação Física das províncias de Luanda e da Huíla vão, a partir de 2012, beneficiar de um curso de bacharelato na especialidade, anunciou sexta-feira, no Lubango, o coordenador do Comité Executivo da Comissão Multidisciplinar para a Revitalização da Educação Física e Desporto Escolar, Rui Mingas.
Ao discursar na cerimónia de encerramento do curso de formação de monitores e professores de Educação Física do ensino primário, promovido pela Direcção Provincial da Educação na Huíla, Rui Mingas adiantou que o curso é dirigido a docentes que possuem habilitações médias, que exercem a actividade, e com especialidade desportiva.
Sem revelar a data do início do curso, o responsável afirmou que a formação terá a duração de três anos, dividida em três semestres e um quarto opcional, com o apoio de técnicos de nível superior.
Rui Mingas disse que este curso visa dar outra classificação aos professores, bem como maior “visibilidade”, pois proporcionará melhores garantias para uma vida futura sadia, visto que a maior parte deles concluiu a formação no Instituto Nacional de Educação Física (INEF) há 20 anos.
“Pensamos que, com o curso de bacharelato, eles representarão uma outra figura na função pública, terão outra garantia na reforma educativa, bem como na arena desportiva, pois cada um terá por opção a escolha de uma modalidade que lhe servirá como treinador de uma equipa”, sustentou.
O coordenador explicou que estas acções resultam de decisões do comité executivo nacional e representam não somente a primeira fase de aprendizagem, que inclui os professores das escolas primárias, mas outros que serão incluídos na segunda e terceira etapa, que abrange formações específicas.
Rui Mingas manifestou-se optimista quanto à participação dos professores da Huíla nos cursos de bacharelato, dado que a província foi sempre a que mais dinamizou o desporto e formou vários atletas de renome.

Durante três dias, os 900 professores de Educação Física foram esclarecidos sobre a envolvência social, qualidades físicas, expressão motora, comportamento psicológico dos professores e alunos, envolvência, gosto pela prática desportiva e ginástica.

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: José Cola

 

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beyoncé está perto de se tornar artista com maior número de Grammys

Beyoncé conquistou dois Grammys na tarde deste domingo, na pré-gala da premiação mais prestigiada da indústria da música, onde...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema