Radio Calema
InicioDesportoAngola mede forças com a Coreia do Sul

Angola mede forças com a Coreia do Sul

Campeãs continentais querem continuar a brilhar na cidade de São Paulo entre as grandes potências da modalidade a nível mundial

Angola ocupou a segunda posição do Grupo-A e defronta hoje às 14h30 a selecção da Coreia do Sul, terceiro classificado do Grupo-C, nos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo de andebol sénior feminino.
A selecção angolana ficou em segundo lugar na série, em função do sistema de desempate, já que somou o mesmo número de pontos que os combinados nacionais de Montenegro e Islândia, mas foi beneficiada pelo coeficiente de desempate nos jogos entre as três formações, relegando assim aquelas equipas para as posições imediatas.
Um teste difícil para a equipa orientada pela dupla Vivaldo Eduardo/ Edgar Neto, que pretende alcançar os quartos-de-final da competição.O jogo agendado para o pavilhão de Santos é decisivo para as duas formações.
Vivaldo Eduardo, técnico principal das Pérolas de África, considera que o conjunto da Coreia do Sul é um adversário complicado, pois tem jogadoras bem dotadas tecnicamente e muito rápidas nas acções ofensivas e agressivas a defender.
Para o técnico, era preferível defrontar a Holanda, que considera mais acessível.
A Selecção Nacional, apesar da dificuldades a encontrar frente às sul-coreanas, mantém o objectivo de atingir a outra fase da competição. Ontem, foi feito o estudo do adversário, com o fito de encontrar os caminhos para derrotá-lo.
A Coreia do Sul, que esteve integrada no Grupo-C, venceu três jogos, frente ao Kazaquistão (31-19), à Holanda (38-26) e Austrália (45-11) e consentiu duas derrotas diante das selecções da Rússia (24-39) e Espanha (21-26)

.No último confronto entre as duas selecções, a Coreia do Sul venceu, no Mundial de França em 2007, por 41-33, na disputa do sexto lugar.
Daí para cá muita coisa mudou e as angolanas entram para o desafio com a intenção de devolver o troco às coreanas, apesar do reconhecimento do elevado grau de dificuldade para a concretização deste objectivo.
Os oitavos-de-final inscrevem ainda os jogos Noruega-Holanda (17h00), em Santos,  Espanha-Montenegro (14h30) e Rússia-Islândia (17h00), em Barueri, França-Suécia (14h00) e Brasil-Costa do Marfim (17h00) em São Paulo, Croácia-Roménia (14h30) e  Dinamarca-Japão (17h00) em São Bernardo do CampoA fase qualificativa, do 16º ao 24º, designada Taça Presidencial, começa a ser disputada também amanhã, na cidade de São Paulo e inscreve o seguinte cartaz:Alemanha-Kazaquistão (14h45), Tunísia-Uruguai (17h30), China-Austrália (20h15) e Cuba-Argentina (22h30).
Amanhã, em função dos resultados, disputa-se a última jornada das classificativas, em São Paulo e São Bernardo, a partir das  14h00 de Angola.

Luísa Kiala realça mérito da qualificação

Luísa Kiala, considerada a melhor jogadora na partida frente à Alemanha, na última jornada do Grupo A, disse à imprensa que a vitória (25-22) foi merecida e “agora que venha a próxima adversária”.
A andebolista do Petro de Luanda realçou as dificuldades vividas na primeira fase e os pontos fortes da equipa para superar o oponente dos oitavos-de-final.
“Queremos mostrar ao povo angolano que estamos aqui para uma boa classificação”, sublinhou Luísa Kiala, autora de oito golos diante da Alemanha.
Vivaldo Eduardo, seleccionador nacional, disse que o plantel de andebol vale muito pela qualidade das guarda-redes, referindo-se às exibições de Neyde Barbosa, Cristina Branco e Odete Tavares.
“O mais importante é a posição de guarda-redes. É um posto chave no andebol.
Quando está bem, estão todos e ainda bem que isso aconteceu frente à Alemanha. Pela disponibilidade e nível das atletas, era uma injustiça se não estivessem apuradas”, declarou.
Sobre o desafio com a Coreia do Sul, referiu que aguarda por entrega e dedicação das andebolistas, embora reconheça que a partir de agora tudo pode acontecer, pois a segunda fase é a eliminar.

 

Amândio Clemente Santos

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Rogério Tuti

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.