Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
10.5 C
Lisboa

Grupo Maringa pede apoio para lançar CD no mercado

Falta de dinheiro está a condiccionar a chegada ao mercado do projecto musical do grupo

O grupo de dança e música tradicional Maringa, de Cabinda, tenciona fazer a gravação do seu primeiro disco logo que tenha recursos financeiros, anunciou ontem o seu presidente, Januário Macaia.
O grupo já tem o trabalho pronto, mas necessita de dinheiro para a masterização e edição do disco, o primeiro do grupo, fundado em 1938. Tem cinco faixas: “Nkundi fiete nandi mbeniaco”, “Nimigo”, “Zibulo nkala kifiata yaka”, “Mbuco malavo mbuco nkungo” e “Ntchiento ukuenda kijando nandi uvianga mambo makambo fuana”.
As músicas, explicou, retratam a realidade de Cabinda. “Após o acto de lançamento queremos fazer uma digressão pelo país”, disse. O grupo perdeu muitos integrantes de 1938 a 1961, por terem emigrado para os países vizinhos, Congo Democrático e Brazzaville, em consequência de perseguição da polícia colonial portuguesa.  Este situação, acrescentou, contribuiu para o desaparecimento do grupo, durante 17 anos. Só foi possível retomar aos trabalhos, em 1978, com a introdução de novos membros”.
A maringa, sublinhou, é uma dança típica dos bairros periféricos da cidade de Cabinda, com maior incidência no Lombo-Lombo, Tafi, Tchim­pindi e Povo Grande.
O grupo Maringa é composto por 34 elementos. O Chachachá e o merengue são os estilos de dança mais praticados pelos seus integrantes.
Januário Macaia teme pelo desaparecimento da dança maringa, por isso tem projectos para a sua valorização.

André Guto| Cabinda

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: DR

 

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Angola atenta à “transição energética” para o desenvolvimento

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, assegurou, esta segunda-feira, em Cape Town (África do...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema