Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
9.3 C
Lisboa

Cuba criou uma vacina terapêutica para controlo do cancro do pulmão

Cubanos desenvolvem também ensaios clínicos para vacina contra o cancro da próstata

As autoridades sanitárias de Cuba registaram no Peru uma vacina terapêutica contra o cancro do pulmão que foi aplicada com resultados favoráveis em cerca de dois mil pacientes, noticiou o jornal “Granma”.
A vacina CimaVax-EGF, refere aquele jornal estatal cubano, oferece a possibilidade de converter o cancro avançado em doença crónica controlável.
A vacina começou a ser comercializada em Cuba no início deste ano após ser experimentada em mais de mil pacientes sem lhes provocar efeitos adversos graves.
“A Cima Vax-EFG está registada em Cuba e no Peru e tem direito de patente em quase todo o mundo”, disse, ao “Granma”, a chefe da equipa de desenvolvimento da vacinação.
Gisela González salientou que os ensaios clínicos com a Cima Vax-EGF começaram em 1995 e têm “revelado segurança e resposta imune” em pacientes com estado avançado da doença. O cancro é uma das principais causas de morte em Cuba e em 2010, referem dados oficiais, foram registados mais de 22 mil óbitos devido a tumores oncológicos na ilha caribenha.
A vacina contra o cancro do pulmão é aplicada em pacientes que foram sujeitos a tratamentos de radioterapia ou quimioterapia para controlar o crescimento do tumor sem toxicidade associada, referiu a especialista.
A indústria biotecnológica representa uma importante injecção de divisas na economia cubana, com a comercialização de 38 medicamentos em cerca de 40 países.

Números recentes mostram que a biotecnologia origina receitas anuais superiores a 300 milhões de dólares. As autoridades cubanas estão a impulsionar a cooperação tecnológica com vários países, entre os quais a China, o seu segundo parceiro comercial.
Havana e Pequim firmaram, em Novembro, vários acordos para o desenvolvimento de vacinas, fomentando a investigação bilateral para o quinquénio 2012-2016.
As autoridades cubanas trabalham em ensaios clínicos para uma vacina contra o cancro da próstata.

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: AFP

 

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rosa Parks, ícone do movimento negro nos EUA

Em 1955, ativista entrou para a história ao se negar a ceder seu lugar no ônibus para um homem...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema