Radio Calema
InicioAngolaSociedadeCancros podem ser evitados

Cancros podem ser evitados

Estado actual das pesquisas científicas permite prevenir alguns tipos de cancro

Cerca de 45 por cento dos casos de cancro em homens e 40 por cento em mulheres são causados pelo estilo de vida e podem ser prevenidos, refere um estudo publicado na revista médica “The British Journal of Cancer”.
Os autores da pesquisa concluíram que mais de cem mil dos cancros diagnosticados todos os anos na Grã-Bretanha são causados por factores relacionados com tabaco, má alimentação, álcool e excesso de peso.
O estudo, realizado pela associação britânica “Cancer Research UK”, que teve em conta 14 factores ambientais e de estilo de vida, conclui que o tabaco é o elemento mais determinante no desenvolvimento de um cancro.
O hábito de fumar é  responsável por 23 por cento dos casos manifestados em homens e por 15,6 por cento em mulheres.
Além do de pulmão, sublinha o estudo, bexiga, rins, pâncreas e colo do útero são os órgãos que mais são afectados.
No total, refere o estudo, 34 por cento dos cancros diagnosticados, no ano passado, no Reino Unido, o equivalente a 106.845 casos, estavam relacionados com o tabaco, a alimentação, o álcool e o excesso de peso.
Entre os homens, 6,1 por cento dos casos de cancro deviam-se à falta de frutas e de verduras na dieta, 4,9 ao ambiente no trabalho, 4,6 ao uso excessivo de bebidas alcoólicas, 4,1 ao excesso de peso e 3,7 à exposição prolongada aos raios ultravioletas. No caso das mulheres, segundo o estudo,  6,9 por cento dos casos tinham a ver com excesso de peso, 3,7 a infecções, 3,6 aos raios ultravioletas, 3,4 à ausência de frutas e de verduras na dieta e 3,3, ao abuso de bebidas alcoólicas.

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: AFP

 

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.