Radio Calema
InicioMundoApoio para as autarquias em São Tomé e Cabo Verde

Apoio para as autarquias em São Tomé e Cabo Verde

Presidente de São Tomé Pinto da Costa

A União Europeia vai investir, nos próximos três anos, cerca de um milhão e 200 mil  euros no reforço das autarquias de Água Grande, em São Tomé e Príncipe, e de Maio, em Cabo Verde, soube-se de fonte oficial.
De acordo com Hermínia Ribeiro, técnica do Instituto Marquês de Valle Flor, organização governamental portuguesa co-financiadora do projecto denominado “Actores Descentralizados”, cada autarquia vai beneficiar de 50 por cento do montante total previsto, o equivalente a cerca de 600 mil euros.
“O financiamento está garantido a 100 por cento, sendo 75 por cento de ajuda comunitária da Comissão Europeia e os restantes 25 por cento garantidos pelo IPAD (Instituto Português para o Desenvolvimento), explicou Hermínia Ribeiro.
Segundo a Câmara Distrital de Água Grande liderada por Ekneidy dos Santos, serão reabilitados cerca de 250 fontanários públicos na cidade de São Tomé, devendo a autarquia local participar com 25 por cento no financiamento da obra.
Hermínia Ribeiro assegurou que a edilidade de Água Grande e a EMAE (Empresa de Água e Electricidade) chegaram a um acordo para o início das obras em 2012.
A reabilitação de chafarizes na cidade de São Tomé inclui a canalização de água potável para centenas de famílias, num projecto que prevê ainda a formação profissional.Iniciado em Janeiro de 2011, o projecto “Actores Descentralizados” tem por finalidade melhorar a vida dos habitantes e reforçar a capacidade dos quadros técnicos na prestação de serviços.
As autarquias santomense de Água Grande e cabo-verdiana de Maio beneficiam deste projecto no âmbito de um acordo de geminação com o município de Loures de Portugal.A aplicação dos programas  satisfaz a União Europeia (UE), que tem acompanhado a situação política nos dois países e presta, dessa maneira, o apoio necessário para que as autarquias avancem.

 

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Rogério Tuty

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.