
Na Rússia, diversos movimentos de oposição reforçaram que não irão cessar as manifestações para denunciar as suspeitas de fraudes nas eleições legislativas deste domingo, apesar das autoridades locais terem detido mais 70 manifestantes, nesta quarta-feira. Um dia antes, mais de 550 deles foram interpelados pela polícia russa. Eles protestam contra a vitória do partido do primeiro ministro russo e ex-presidente Vladimir Putin.
Em meio ao clima de tensão entre manifestantes e autoridades nessa quarta-feira, Putin deu oficialmente entrada na sede da Comissão Eleitoral, em Moscou, a sua candidatura às eleições presidenciais do 4 de março de 2012.
Os Estados Unidos se dizem «inquietos» com o tratamento reservado aos manifestantes que tentaram se reunir nas principais cidades do país. O ministro francês das Relações Exteriores, Alain Jupé, se declarou «preocupado» com a multiplicação das prisões, depois do resultado das eleições, em que a Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) denuncia violações.
Luiza Duarte
Fonte: RFI
Foto: Reuters/Mikhail Voskresensky