Radio Calema
InicioDesportoAngola começa Mundial com a China

Angola começa Mundial com a China

Sénior Feminino de Andebol

As cortinas do Mundial Sénior Feminino de Andebol abrem-se hoje na cidade de São Paulo (Brasil), mas Angola entra em campo no grupo A amanhã diante da China.

As campeãs africanas têm nos seus pés uma adversária sem muitos argumentos técnicos e tácticos para lhes complicar a vida no terreno.

As comandadas de Vivaldo Eduardo arriscam-se a começar a prova com o pé direito, pelo facto de terem uma equipa mais arrumada.

Em 2009, na cidade de Guangzou (China), o sete nacional quedou-se na 11ª posição, ao passo que as anfitriãs ficaram na 12ª.

Segundo as estatísticas, as comandadas de Vivaldo Eduardo têm indicadores que lhes permite entrar para a quadra sem temer as adversárias.

As angolanas são obrigadas a traçar uma estratégia defensiva e ofensiva para travar as chinesas sempre que estiverem na zona de rigor.

A equipa chinesa é obrigada a esboçar todos os argumentos que tem na algibeira para levar os dois pontos.

A preparação das comandadas de Vivaldo Eduardo na Inglaterra permite inferir que no palco da competição as adversárias terão algumas dificuldades.

As campeãs africanas têm como meta vencer os três primeiros desafios da primeira fase para assegurar a qualificação para os oitavos de final.

Para além da China no grupo A, o sete nacional mede forças nos próximos dias com a Islândia, Noruega, Montenegro e Alemanha.

Brasil abre com a Cuba

O Brasil, selecção anfitriã, abre a prova com a Cuba, na cidade de São Paulo.

As brasileiras começam a prova em vantagem devido o factor casa, ao passo que as cubanas são técnica e tacticamente fortes no sector defensivo e ofensivo.

O embate entre as duas formações desperta as atenções, pelo facto de as cubanas serem muito fortes nesta discíplina.

A formação brasileira tem de esboçar argumentos contrários aos das adversárias para pontuar e começar a prova com o pé direito.

O sete brasileiro teve uma preparação condigna, sendo que venceu vários jogos de controlo com várias equipas da Europa do Leste.

Novas regras coroam a prova

A prova que se disputa em solo brasileiro adopta novas regras. A Federação Internacional de Andebol (IHF) determina serão inscritos 16 atletas , em vez de 14 que era permitido anteriormente.

Uma outra estabelece que os treinadores terão três tempos técnicos por por jogo. Antes os regulamentos permitiam apenas dois.

De acordo com os regulamentos, os tempos de desconto vão ser solicitados por intermédio de cartões verdes numerados de um a três.

Dos três tempos, o técnico pode utilizar somente dois por cada etapa. A cinco minutos da partida, só se pode interromper o desafio uma vez.

As duas novidades surtiram efeito quando foram implementadas no Mundial de Juvenis na Argentina em Agosto e nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara em Outubro no Brasil.

O calendário de jogos do Brasil adopta as regras a partir de 2012 e acham que é uma mais valia para o desenvolvimento da modalidade.

A terceira e última regra implementada pelo órgão reitor do andebol prende-se com os intervalos, eles passam a ser de 15 e não de dez minutos como antes, a pedido da televisão.

Manoel Oliveira dá boas vindas

O presidente da Confederação Brasileira de Andebol (CBA), Manoel Oliveira, deseja boas vindas a todas as delegações que participam do Mundial em São Paulo.

O responsável diz que é com prazer que o Brasil organiza a prova e espera acolher da melhor forma os participantes.

O presidente da confederação adianta que os brasileiros têm essa característica impar de hospitalidade, além de que toda a comunidade se integra e participa.

Manoel Oliveira frisa que o Brasil tem um jeito peculiar de receber as pessoas, pelo que temos de fazer isso da melhor maneira possível no Mundial. Todos devem se sentir em casa para se disfrutarem desta terra maravilhosa cheia de paisagens e locais turísticos.

Sebastião Félix
Fonte: O País
Foto: O País

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.