Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
10.5 C
Lisboa

Academia FC da Samba será reinaugurada em 2012

José Kilamba

A Samba vai contar brevemente com uma academia de futebol construída de raíz e com os níveis de exigências internacionais.

A infra-estrutura, que conta com um estádio de raíz com capacidade para cerca de 3000 espectadores, encontra-se localizada na zona do Futungo, a informação foi avançada pelo seu director técnico, José Kilamba.

Por razões alheias à nossa reportagem, não dispomos de imagens da infra-estrutura, mas contatamos que as obras estão em estado avançadas. As bancadas do estádio e os seus compartimentos estão praticamente concluídos.

De acordo com José Kilamba, a Academia FC da Samba não tem qualquer ligação com o Santos FC como muitos devem pensar. “O projecto é de alguém ligado ao processo de desenvolvimento do futebol do país”, disse, mantendo em segredo o proprietário da infra-estrutura.

A nossa fonte avança que o antigo projecto era denominado Escola da Samba, agora vai passar a chamar-se Academia FC da Samba. A mudança de nome tem a ver com o facto da reestruturação que se verificou neste momento.

“O trabalho visou essencialmente na demolição da antiga infra-estrutura. Agora vamos trabalhar como DanieL migueL academia, que implica um conjunto de serviços que devem ser bem montados e estruturados”, disse José Kilamba.

Acrescentou que a Academia já tem os escalões de formação definidos, que são: iniciação, tecnificação e rendimento e depois lança-los para o mercado interno, com base num negócio ou convénios com clubes.

Para já, está descartada a formação de uma equipa sénior.

Segundo disse, o estádio e os laboratórios estão completamente prontos, falta apenas o quintal. As obras, iniciadas há quatro anos, estariam já terminadas, mas por razões da crise económica mundial, que também afectou Angola, houve uma contenção nas obras. A reinauguração deverá acontecer em Março de 2012.

Segundo ele, a escola é uma maisvalia, uma vez que vai colmatar a carência de instituições do género no país na descoberta e formação de novos talentos.

“Temos como objectivo principal fomentar o desporto nacional, em particular o futebol. Como novidade na Academia teremos a formação de gestores desportivos e árbitros. Vamos ter cursos dessa natureza para potenciarmos o nosso desperto”, disse Kilamba.

O projecto vai contar com um serviço de apoio a actividade desportiva, de modo a se obter melhores resultados desportivos, afirma José Kilamba. De acordo com o mesmo, o estádio não será utilizado para jogos internacionais, porque o número de espectadores é muito pouco.

“O espaço poderá servir, por exemplo, para o estágio da Selecção.

Eles podem treinar, o campo tem as dimensões internacionais. Não vamos apenas trabalhar para nós, vamos trabalhar com todos os órgãos ligados ao desporto”.

Kilamba não confirma informações segundo as quais o novo estádio passaria a ser “casa” do Santos FC.

“Se eventualmente a equipa fazer os seus jogos no nosso campo, eu não posso responder a questão, isso passa a um nível superior.

 

Fonte: O País

Foto: O País

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rei Felipe VI já em Luanda

À sua chegada, Felipe VI e esposa foram recebidos pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema