
A Samba vai contar brevemente com uma academia de futebol construída de raíz e com os níveis de exigências internacionais.
A infra-estrutura, que conta com um estádio de raíz com capacidade para cerca de 3000 espectadores, encontra-se localizada na zona do Futungo, a informação foi avançada pelo seu director técnico, José Kilamba.
Por razões alheias à nossa reportagem, não dispomos de imagens da infra-estrutura, mas contatamos que as obras estão em estado avançadas. As bancadas do estádio e os seus compartimentos estão praticamente concluídos.
De acordo com José Kilamba, a Academia FC da Samba não tem qualquer ligação com o Santos FC como muitos devem pensar. “O projecto é de alguém ligado ao processo de desenvolvimento do futebol do país”, disse, mantendo em segredo o proprietário da infra-estrutura.
A nossa fonte avança que o antigo projecto era denominado Escola da Samba, agora vai passar a chamar-se Academia FC da Samba. A mudança de nome tem a ver com o facto da reestruturação que se verificou neste momento.
“O trabalho visou essencialmente na demolição da antiga infra-estrutura. Agora vamos trabalhar como DanieL migueL academia, que implica um conjunto de serviços que devem ser bem montados e estruturados”, disse José Kilamba.
Acrescentou que a Academia já tem os escalões de formação definidos, que são: iniciação, tecnificação e rendimento e depois lança-los para o mercado interno, com base num negócio ou convénios com clubes.
Para já, está descartada a formação de uma equipa sénior.
Segundo disse, o estádio e os laboratórios estão completamente prontos, falta apenas o quintal. As obras, iniciadas há quatro anos, estariam já terminadas, mas por razões da crise económica mundial, que também afectou Angola, houve uma contenção nas obras. A reinauguração deverá acontecer em Março de 2012.
Segundo ele, a escola é uma maisvalia, uma vez que vai colmatar a carência de instituições do género no país na descoberta e formação de novos talentos.
“Temos como objectivo principal fomentar o desporto nacional, em particular o futebol. Como novidade na Academia teremos a formação de gestores desportivos e árbitros. Vamos ter cursos dessa natureza para potenciarmos o nosso desperto”, disse Kilamba.
O projecto vai contar com um serviço de apoio a actividade desportiva, de modo a se obter melhores resultados desportivos, afirma José Kilamba. De acordo com o mesmo, o estádio não será utilizado para jogos internacionais, porque o número de espectadores é muito pouco.
“O espaço poderá servir, por exemplo, para o estágio da Selecção.
Eles podem treinar, o campo tem as dimensões internacionais. Não vamos apenas trabalhar para nós, vamos trabalhar com todos os órgãos ligados ao desporto”.
Kilamba não confirma informações segundo as quais o novo estádio passaria a ser “casa” do Santos FC.
“Se eventualmente a equipa fazer os seus jogos no nosso campo, eu não posso responder a questão, isso passa a um nível superior.
Fonte: O País
Foto: O País