Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
8.6 C
Lisboa

Primeira-Dama defende presença de mulheres no desporto adaptado

Primeira-Dama Ana Paula dos Santos quando fazia a entrega da taça ao capitão da selecção de futebol para amputados do Brasil

A presidente da Fundação Lwini e Primeira-Dama da República, Ana Paula dos Santos, defendeu no sábado, no estádio dos Coqueiros, em Luanda, uma maior participação das mulheres na prática do desporto adaptado no país, para se esbaterem os preconceitos.
“O desporto adaptado tem trazido vários triunfos ao país. Por isso, temos também de prestar maior atenção e apoio à classe feminina, onde o número de praticantes ainda é muito reduzido no país”, disse Ana Paula dos Santos.
Esta preocupação foi manifestada pela Primeira-Dama da República após o jogo de exibição entre a Selecção Nacional de futebol para amputados e a similar brasileira no estádio dos Coqueiros, com vitória dos angolanos, por 3-2, que serviu para encerrar as actividades da XI Edição da Taça Lwini.
Ana Paula dos Santos esclareceu que as candidatas devem dirigir-se a qualquer delegação da Fundação Lwini, para se inscreverem e começarem a praticar uma modalidade.
“Não há pessoas diminuídas, mas diferentes umas de outras. Quem quiser praticar desporto tem a Fundação Lwini em todas as províncias, à qual podem dirigir-se para as inscrições”, esclareceu a Primeira-Dama da República.
A presidente da Fundação Lwini foi laureada, em 2010, pelo Comité Organizador da Convenção Internacional dos Desportos em África pelo seu contributo no apoio ao desporto adaptado. Ana Paula dos Santos, também já foi distinguida pelo Comité Olímpico Internacional (COI) com o prémio “Mulher Desporto África 2008”, pela sua dedicação à promoção do desporto para deficientes no país.
Além dos angolanos, esta XI Edição da Taça Lwini, disputada nas modalidades de atletismo, basquetebol em cadeiras de rodas, triciclo manual e futebol para amputados, contou com atletas de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Namíbia, São Tomé e Príncipe e Brasil.

António Cristóvão

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: José Soares

 

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beyoncé está perto de se tornar artista com maior número de Grammys

Beyoncé conquistou dois Grammys na tarde deste domingo, na pré-gala da premiação mais prestigiada da indústria da música, onde...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema