
O partido do actual primeiro-ministro e candidato à Presidência nas próximas eleições, a decorrerem em 2012, Vladimir Putin, venceu as legislativas de domingo, com 49,6 por cento, disseram ontem fontes oficiais.
O Partido Comunista conquistou o segundo lugar. O presidente do partido Rússia Unida, Boris Gryzlov, proclamou a vitória da formação, embora com perda de votos em relação às anteriores eleições.
“Felicito-vos por esta vitória”, disse na TV, Boris Gryzlov, presidente da câmara baixa. Activistas da oposição, consideraram de farsa as eleições, numa manifestação realizada em São Petersburgo.
Os resultados das eleições indicam que houve uma forte queda no apoio ao partido de Vladimir Putin. A Comissão Eleitoral afirma que o partido Rússia Unida teve uma brusca queda em relação aos 64 por cento conseguidos em 2007.
Apesar disso, o partido é ainda o principal vencedor do pleito.
O resultado é embaraçoso para Putin, que pretende concorrer à Presidência em Março de 2012. O actual primeiro-ministro foi presidente russo entre 2000 e 2008, mas foi impedido pela Constituição do país de concorrer a um terceiro mandato consecutivo.
A polícia de Moscovo disse que mais de cem pessoas foram detidas no domingo, numa demonstração da oposição no centro da cidade.
“Mais de 100 pessoas foram detidas na praça Triumfalnaya, após múltiplas advertências sobre o carácter ilegal da manifestação”, informou a polícia de Moscovo, citada pela agência Interfax.
Fonte: Jornal de Angola
Fotografia: AFP