Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
11.6 C
Lisboa

Campanha arrancou com duas candidaturas

Isaías Samakuva concorre à sua sucessão

A campanha eleitoral para a liderança da UNITA arranca, num processo que se estende até ao próximo dia 12.
À presidência do maior partido da oposição concorrem dois candidatos, o presidente cessante, Isaías Samakuva, e o militante de base José Pedro Katchiungo.
O futuro líder da UNITA é eleito durante o congresso que vai decorrer entre os dias 13 e 16 de Dezembro, em Luanda, sob o lema “unir para a mudança em 2012”.
Participam 1.065 delegados eleitos nas conferências provinciais, que terminam amanhã.
Adriano Sapiñala, mandatário da candidatura de Isaías Samakuva, acredita na reeleição do actual presidente: “apesar de não haver vitórias antecipadas, acredito no nosso triunfo até porque estamos a trabalhar para isso”.
José Pedro Katchiungo justificou a sua candidatura com a necessidade de participar no debate interno do partido, contribuir para a sua unidade e corresponder às expectativas dos militantes.
“É uma candidatura que pretende despertar nos jovens do partido e do país a assumpção de responsabilidades, a vários níveis de actividade política e social, sempre no espírito da abertura democrática e de urbanidade”, disse o candidato José Pedro Katchiungo.

Durante o congresso, os delegados vão analisar e abordar aquilo os grandes temas que preocupam os militantes e a população em geral. Estes temas, discutidos durante as conferências municipais e provinciais, foram agrupados num documento que o maior partido na oposição decidiu designar de “teses ao XI Congresso”.
Na primeira tese, a UNITA considera que em Angola a paz só se consolida na diversidade cultural e no pluralismo político, enquanto na segunda defende que as eleições gerais devem realizar-se num ambiente democrático e na base da Constituição da República.
Nas teses, a UNITA defende também que os mandatos dos órgãos electivos da UNITA devem continuar a ser de quatro anos e, nas eleições, o presidente do partido deve continuar a ser o seu cabeça de lista. Os delegados provinciais da UNITA ultimam nos últimos dias as listas de delegados ao congresso que elege os dirigentes do partido.

Bernardino Manje

Fonte: Jornal de Angola

Foto: Jornal de Angola

 

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Daniel Alves: MP da Espanha é contra liberdade provisória

Disposto a fazer quase qualquer coisa para deixar a prisão de Brians 2, em Barcelona, o lateral direito Daniel...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema