Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Informatização dos consulados fundamental para melhoria dos serviços

Fachada principal do edifício do Ministério das Relações Exteriores.

Lisboa  – Os participantes do 1º seminário sobre Aplicação do Sistema Integrado de Informação Global, reconheceram quarta-feira, em Lisboa (Portugal), a importância da informatização dos serviços consulares da República de Angola

Esta importância foi reconhecida por cônsules  e chefes de sectores consulares ao longo da cerimónia de encerramento do seminário promovido pelo Ministério das Relações Exteriores, (MIREX) em parceria com a empresa Step Ahead.

Para Mário Azevedo Constantino, director dos Assuntos Jurídicos, Tratados e Contencioso do MIREX, “nos dias de hoje, toda instituição necessita ser informatizada com vista a enfrentar os novos desafios e acompanhar as tecnologias”.

“A informatização, optimização e uniformização dos processos e arquivos, formação de quadros e a necessidade de dotar os consulados de boas práticas constituem igualmente objectivos deste seminário” -, disse.

Já o director do Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares, Francisco Correia, defendeu a necessidade de maior articulação entre os serviços externos e o órgão central que dirige.

O seminário que contou com a participação dos embaixadores extraordinários e plenipotenciários de Angola na Rússia e Alemanha, Joaquim Augusto de Lemos e Alberto Correia Neto, respectivamente, surgiu da necessidade de modernização e adequação dos serviços consulares do MIREX aos desafios que se apresentam à diplomacia angolana.

Entre esses desafios,  é citada a implementação do sistema integrado de gestão de processos, visando a melhoria, entre outros aspectos, da gestão de expediente, dos tratados e convenções internacionais, do arquivo, captura e integração, do repositório documental e da produção documental.

Os trabalhos foram orientados pelo secretário de Estado para Organização Administrativa, Rui Mangueira, e participaram nele, o director do Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares, Francisco Correia, a cônsul- geral de Angola em Lisboa, Cecília Baptista, a anfitriã e o presidente do Conselho de Administração da Step Ahead Consulting, Paulo Guerra.

Participaram igualmente, os chefes de postos consulares e dos sectores consulares das embaixadas angolanas na Europa, assim como o cônsul-geral no Dubai, Júlio Maiato, os responsáveis pelos sectores consulares das embaixadas de Angola na Argélia, Tunísia, Egipto, Marrocos, Emiratos Árabes Unidos, Israel, Guiné-Bissau, Guiné Conakri e Cabo Verde.

O MIREX e a empresa Step Ahead Consulting estabeleceram um protocolo de intenções para a implementação do Sistema Integrado de Gestão de Processos, que já é aplicado nos postos consulares de Lisboa, Porto, Faro, Frankfurt e Londres.

Durante o seminário, os participantes visitaram as instalações do Consulado Geral de Angola em Lisboa com o fito de se inteirarem da sua organização e funcionamento.

Fonte: Angop

Foto: Angop

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »